O MobiCaxias esteve presente na 11ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), realizada nesta quinta-feira (17/7), na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e conduzido pela secretária Marjorie Kauffmann, que também preside o Fórum. O encontro contou com a participação de conselheiros, comissões municipais e público, com transmissão ao vivo pelo canal da Sema no YouTube.
Durante a reunião, foram debatidas pautas fundamentais para o enfrentamento das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul. Entre os principais temas estiveram a Estratégia de Descarbonização do Estado, os planos de Transição Energética Justa nas regiões Carboníferas, ações de Educação Climática e justiça ambiental, além da apresentação dos dados coletados pelo Roadmap Climático — ferramenta inédita no Brasil que já abrange informações de 436 municípios gaúchos.
A secretária Marjorie destacou a importância do Fórum como espaço para sensibilizar e dar visibilidade às ações do Estado e dos municípios no combate às mudanças climáticas. Já Daniela de Lara, Secretária Executiva do FGMC e coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, ressaltou que trabalhar com diagnósticos baseados em evidências locais permite a formulação de políticas públicas mais justas e eficientes.
Ao final do encontro, foi aprovada a criação de uma Câmara Técnica para definir os projetos que representarão o Rio Grande do Sul na COP 30, prevista para ocorrer em Belém (PA). Os resultados desse trabalho serão apresentados na próxima reunião do Fórum, marcada para 9 de outubro de 2025, na sede da FIERGS, em Porto Alegre.
Como parte da programação, a equipe da Sema também realizou, na tarde do dia anterior, quarta-feira, uma visita técnica à Frasle Mobility, da Randon Corp, em Caxias do Sul. O objetivo foi conhecer o projeto Caldeira Verde, que substitui o uso de gás natural por biomassa na geração de vapor para a produção de componentes automotivos — uma iniciativa alinhada às políticas de sustentabilidade e de redução de emissões do Estado.
Instituído pelo Decreto nº 56.437/2022, o FGMC é um espaço participativo e representativo, que reúne governo, especialistas, ONGs e sociedade civil para discutir e propor ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Rio Grande do Sul.
O Diretor Executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, acompanhado por voluntários e representantes da entidade, participou da 11ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). Durante o encontro, Rogério destacou o compromisso do MobiCaxias com o desenvolvimento sustentável e a busca por soluções inovadoras que contribuam para a preservação ambiental e o futuro das próximas gerações, reafirmando a dedicação da mobilização em construir um futuro melhor para a nossa cidade e a região.
Saiba mais: