14/06/2023

A ETAPA DE VIABILIDADE FOI CONFIRMADA PARA O AEROPORTO REGIONAL DA SERRA E ESTUDOS DAS VIAS DE ACESSO

  Atendendo etapa planejada, na condução e monitoramento do projeto Aeroporto Regional da Serra, o Grupo de Trabalho do MobiCaxias responsável pelo acesso aéreo da câmara temática de infraestruturada e turismo, representados pelos senhores, Paulo Dahmer, Daniel Hillebrand e Rogério Rodrigues, foram convidados pela Prefeitura de Caxias do Sul e pelo senador Luiz Carlos Heinze a participar da reunião de aprestação dos estudos de viabilidade do empreendimento, que foi elaborado pela Infra S.A. (antiga EPL).      

   Um estudo preliminar apresentado nesta terça-feira (13) em Caxias do Sul pela empresa pública federal Infra S.A., responsável por obras de infraestrutura de transportes no país, aponta que o futuro Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, teria condições de movimentar até 2,5 milhões de passageiros por ano. A companhia realizou uma análise técnica envolvendo três cenários logísticos entre concessão, Parceria Público-Privada (PPP) ou obra pública. Foram levados em conta a capacidade de demanda e as obras vinculadas ao projeto. A conclusão do estudo da Infra S.A. indica que a alternativa em que a iniciativa privada capitaneia o aeroporto e os acessos é o cenário mais vantajoso para o município.

  A participação no encontro dá a dimensão da mobilização em torno do empreendimento em Vila Oliva. O prefeito Adiló Didomenico e a vice Paula Ioris receberam o senador Luis Carlos Heinze, o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, além de secretários e técnicos municipais e representantes de entidades regionais. De forma virtual, participaram Márcio Maffili, da Secretaria da Aviação Civil (SAC), e Anselmo Caetano, engenheiro da Iguatemi, responsável pelo projeto do aeroporto.

   “Esse empreendimento transcende a questão política e de município A ou B. É um investimento de interesse do Estado e da região e será um fator de desenvolvimento para toda a Serra Gaúcha”, destacou Adiló Didomenico. O prefeito lembrou que o município já possui a área de 450 hectares e a outorga do aeroporto. “O custo de logística em Caxias é pesado. Temos todo interesse em viabilizar o aeroporto”, complementou.

   Empresa pública responsável por obras ferroviárias, planejamento e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura de transportes, a Infra SA (antiga EPL) realizou uma análise estratégica do futuro aeroporto, estimando a capacidade de demanda e as obras viárias e aeroportuárias relacionadas. Foram, ainda, identificados três possíveis cenários para consecução do projeto, que, em resumo, demanda a construção do aeroporto e a ligação rodoviária de 41,8km de extensão da Rota do Sol até a ponte (inclusive esta obra) que separa Caxias do Sul de Gramado, em um custo total estimado em R$ 520 milhões (valores mais assertivos só serão conhecidos com o aprofundamento dos Estudos de Viabilidade Técnica ou com a realização dos projetos executivos).

   Um dos principais articuladores políticos do projeto em Brasília (DF), o senador Luis Carlos Heinze (PP) acrescentou que a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda., contratada pela Prefeitura de Caxias do Sul, pretende entregar nos próximos dias o projeto básico do aeroporto. Ele considera este passo importante para possibilitar o lançamento do edital e a liberação dos valores já garantidos pelo Governo Federal. Heinze revela que o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, garantiu a ele que o dinheiro será liberado assim que o projeto for concluído.

   Além das ligações à Rota do Sol e à Gramado, são projetadas outras estradas que facilitariam o acesso às regiões de São Marcos e Vacaria e dos Campos de Cima da Serra. Por isso, uma nova reunião será realizada com a participação, também, de outros municípios e assim a nossa responsabilidade de monitorar e apoiar as ações em prol de um futuro melhor para a nossa cidade e região segue em plena execução e mobilização, você não vai querer ficar de fora desta linda jornada, certo?  Então vem para o MOBICAXIAS.

Veja mais:

Estudo preliminar indica que Aeroporto da Serra Gaúcha custará mais de R$ 500 milhões

Estudo aponta viabilidade do Aeroporto em Vila Oliva e projeta mais de 2 milhões de passageiros no futuro

Estudo aponta viabilidade do Aeroporto em Vila Oliva e projeta mais de 2 milhões de passageiros no futuro

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO AEROPORTO REGIONAL DA SERRA

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR