05/09/2023

ALVARÁ TURÍSTICO É INSTITUÍDO EM CAXIAS DO SUL

   Empreendimentos ligados ao turismo em Caxias do Sul, poderão aderir ao Alvará Turístico, uma iniciativa prevista em lei sancionada nesta segunda-feira (4) pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Com o documento, será possível mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área, mapear quem visita os empreendimentos, entre outros. Em contrapartida, quem aderir ao novo alvará receberá incentivos, como a promoção dos negócios e acesso a novos programas municipais de crédito. 

   Todo o empreendimento com foco no turismo poderá se cadastrar no sistema, sem custo algum. Basta comprovar atuação por meio do registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo.

    A iniciativa foi proposta pelo município em junho e aprovada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em agosto. A sanção foi feita durante o Café com Turismo e reuniu o secretário estadual do Turismo, Luiz Fernando Rodrigues Jr, e outras autoridades. O novo alvará, que é gratuito e facultativo, será concedido para empreendimentos como atrativos turísticos, serviços de hospedagem, espaços para eventos, agências de turismo receptivo, transportadoras turísticas e locadoras de automóveis. A ideia é estabelecer uma chancela que identifique os equipamentos turísticos de Caxias do Sul. 

   O prefeito projeta que, futuramente, será possível criar benefícios fiscais para tornar o setor ainda mais competitivo. “O turista, cada vez mais, quer conhecer e conviver com as tradições das comunidades. Uma festa de colônia, tão comum na região, com seu cardápio peculiar, rifão e música, é um atrativo que poucas cidades podem oferecer”, exemplificou.

    A proposta de Caxias é inspirada em uma ferramenta já adotada em Bento Gonçalves. Por lá, mais de 300 empresas já aderiram ao alvará turístico.

    A solenidade de sanção da lei, realizada com o apoio e na Cantina Tonet, marcou o início de um novo projeto da secretaria do Turismo: o Café com Turismo. A iniciativa será realizada com periodicidade regular, entre 30 e 45 dias, em espaços turísticos da cidade para reunir o trade, autoridades e convidados para um encontro pautado por debates e confraternização.

Saiba mais:

https://caxias.rs.gov.br/noticias/2023/09/alvara-turistico-e-instituido-em-caxias-do-sul

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2023/09/novo-alvara-busca-coletar-dados-sobre-o-turismo-em-caxias-e-permitir-adesao-a-programa-de-credito-clm534rab001t0136evjlsyqp.html

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR