E É SÓ NOTÍCIA BOA:
Na manhã do dia 28 de maio, uma nova reunião foi realizada pelo grupo de trabalho Projeto Especial Enchentes "TODOS PELA SERRA GAÚCHA" no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, reunindo representantes do poder público municipal, da equipe técnica do projeto e integrantes do MOBICAXIAS. O encontro, realizada também de forma híbrida, teve como principal pauta o acompanhamento estratégico do Projeto de Ampliação do Terminal (Areas de Embarque e Desembarque) aeroportuário e a definição de ações prioritárias para a próxima fase: a licitação da obra pela prefeitura municipal.
Durante a reunião, foi apresentada uma atualização do andamento técnico do projeto e situação da etapa de orçamentação. Foram debatidos os ajustes finais relacionados à compatibilização de projetos estruturais, elétricos e hidráulicos, bem como os trâmites junto aos órgãos de licenciamento ambiental.
A expectativa do grupo é de que toda a documentação esteja protocolada até o final da próxima semana, assegurando que a licitação possa ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano em cronograma reajustado.
O secretário adjunto da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Williembring Junior, reforçou a urgência do processo licitatório e a necessidade de atuação coordenada para garantir que o cronograma seja respeitado; Ele destacou também a complexidade dos processos de orçamentação e das exigências ambientais envolvidas. A proposta é de que a obra seja licitada em formato único, com possibilidade de consórcios entre empresas especializadas, assegurando maior fluidez na execução e evitando sobreposição de responsabilidades técnicas.
Um dos pontos centrais, anteriormente discutidos na reunião do Conselho Diretor do Mobicaxias foi a articulação institucional com a FEPAM. Como o projeto pode se enquadrar em isenção de licenciamento conforme a Portaria 301, será enviado um pedido com memorial descritivo detalhado. A equipe técnica garantiu que todas as estruturas previstas respeitam os parâmetros do Plano Diretor Aeroportuário, mantendo o zoneamento operacional e o sistema de drenagem pluvial dentro dos padrões legais, sem impactos ambientais facilitando o processo.
Também foi reafirmado que não haverá áreas de uso restrito nem armazenamento de produtos perigosos, e que a empresa contratada será responsável pela correta destinação dos resíduos de demolição, conforme a legislação vigente.
Outra frente discutida foi a complementação da infraestrutura, especialmente a ausência de mobiliário no orçamento da obra. Para suprir essa lacuna, serão buscadas parcerias com empresas do setor privado; já foi mencionada a intenção de contato com empresas locais reconhecidas pela qualidade de seus produtos. Um plano de ação específico será estruturado para essa etapa, com definição de estratégias e representantes.
Nos assuntos gerais, reforçou-se a necessidade de maior comunicação com o DAER para tratar de questões relativas à liberação de recursos pendentes como exemplo para a reforma da pista já concluída. O Sec. Alfonso Williembring Junior e o Rogério Rodrigues (diretor-executivo do MOBICAXIAS) se comprometeram a levar a demanda ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e ao DAER-RS.
A reunião foi encerrada pelo Rodrigo Postiglione (presidente do MOBICAXIAS), que agradeceu a presença e o empenho dos participantes. Ele destacou que o sucesso do projeto depende do trabalho colaborativo e da continuidade do diálogo entre as instituições envolvidas. Em breve, a Câmara de Infraestrutura deve apresentar um relatório das ações em andamento relacionadas ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha em Vila Oliva que avançam de forma positiva e conforme novo planejamento a ser divulgado, dentro do escopo do projeto Caxias 2040.
VENHA NOS AJUDAR A CONSTRUIR A CIDADE QUE QUEREMOS NO FUTURO A NOSSA CAXIAS 2040…
Saiba mais: