07/12/2023

APRESENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO E DE REVITALIZAÇÃO EM ANA RECH

   Conforme previsto no Plano Municipal de Turismo elaborado e implementado em 2021 pelo poder executivo e atendendo o projeto especial "Agenda Eleições 2020" conduzido pela nossa mobilização, chegou a hora de tirar do papel os projetos e ações deliberadas para o Distrito de Ana Rech e assim implementar no presente a "Caxias 2040" que queremos no futuro.

   O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é o responsável pelo monitoramento e acompanhamento da execução eficiente do Plano Municipal de Turismo e nos últimos meses vem se dedicando na execução efetiva das ações em parceria com todas as entidades integrantes do COMTUR.  

  Resgatar o charme e o encanto de um dos roteiros pioneiros do turismo gaúcho é o objetivo do Plano de Turismo de Ana Rech. A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (6/12), na sede da Agência Sicredi do bairro.

   Como âncoras da retomada desta vocação anarrequense surgem dois grandes empreendimentos. A Vila Dei Troni irá retratar o dia a dia de uma vila do fim do Século XIX, com atrações como capela, praça, coreto, barbeiro, alfaiate, salão comunitário, bodega, armazém, cantina, ordeiro, estrebaria, a casa da nona, ferraria, olaria, serraria e moinho de trigo. Já o Château Lacave agora é propriedade da tradicional Casa Valduga, que pretende apostar no enoturismo em nossa cidade.

   Além disso, Ana Rech aposta no estímulo e qualificação de atrativos já existentes, como o Monumento Epopeia Imigrante, o Encanto de Natal e a Aldeia dos Presépios. Por iniciativa da prefeitura e da comunidade, o Presépio de Rolhas volta à origem, após ser transferido para a Réplica na Festa da Uva em 2016.

   Outro investimento será a revitalização da Avenida Rio Branco. Essas iniciativas se somam a vários empreendimentos locais que já estão em funcionamento e à governança local, feita pelo Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).

   Ana Rech é o segundo plano de Turismo local elaborado em Caxias do Sul, depois de Galópolis. A metodologia privilegia o planejamento participativo e integrado, realizando a construção da análise de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (matriz SWOT) do bairro. Os trabalhos foram coordenados pela consultora e mestre em Turismo Ivane Fávero e viabilizados pelo Sebrae e Sicredi, com a parceria Samar, Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Mobicaxias e outras entidades.

   " A Vila De Ana Rech esta se preparando para ser no futuro um dos grandes impulsionadores do turismo da região da Serra e este processo de revitalização está só começando desta o empresário Edson Tomiello (Trovão)".

   “Ana Rech é um roteiro de charme e de encanto, sendo o pioneiro do Turismo no Rio Grande do Sul”, destaca o secretário municipal de Turismo, Ricardo Daneluz.

Saiba mais:

Plano municipal de turismo - 2021

 

https://caxias.rs.gov.br/noticias/2023/12/plano-de-turismo-projeta-resgatar-vocacao-historica-de-ana-rech

https://www.mobicaxias.com.br/UPLarquivos/

https://www.mobicaxias.com.br/UPLarquivos/documentos_262_071220231133102.pdf

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR