O Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) reafirmou seu papel estratégico na promoção de cidades sustentáveis e inovadoras durante a 4ª edição do South Summit Brasil 2025, realizada entre os dias 9 e 11 de abril, em Porto Alegre (RS). Ao lado de instituições financeiras parceiras, como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o CAF protagonizou importantes debates e formalizou compromissos com foco no fortalecimento das cidades e regiões da América Latina, com ênfase na sustentabilidade, inovação e inclusão social.
Durante o painel “Cidades inteligentes: o futuro da vida em sociedade”, ocorrido no dia 10, a representante do CAF no Brasil, Estefania Laterza, defendeu o papel dos bancos de fomento como agentes centrais na transformação urbana. “Os bancos de desenvolvimento são muito mais do que fornecedores de capital, porque atuam como parceiros estratégicos dos governos locais”, destacou.
O debate contou ainda com a presença de Léo Gaborit, diretor adjunto da AFD, e do urbanista Diego Arcia, especialista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sob mediação de Leonardo Busatto, diretor de Planejamento do BRDE. Na ocasião, foram apresentadas estratégias de financiamento e desenvolvimento que promovem cidades mais resilientes, competitivas e centradas nas pessoas.
Estefania compartilhou a visão do CAF sobre a aceleração da transição digital nas cidades e apresentou programas voltados ao desenvolvimento urbano integrado, com destaque para a importância de se trabalhar soluções baseadas em dados, estudos de caso e indicadores objetivos. “É fundamental colocar as pessoas no centro do desenvolvimento sustentável e fomentar parcerias entre os setores público e privado”, reforçou.
DECLARAÇÃO CONJUNTA POR UM DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO
Em um dos momentos mais simbólicos da participação do CAF no South Summit, foi assinada, também no dia 10 de abril, a Declaração Conjunta para Ações em Responsabilidade Social, de Gênero, Ambiental e Climática. O documento foi firmado por Estefania Laterza (CAF), Ranolfo Vieira Júnior (BRDE) e Léo Gaborit (AFD), consolidando uma aliança internacional que aposta no multilateralismo como ferramenta para enfrentar os principais desafios sociais e ambientais da atualidade.
“A agenda que hoje assumimos reafirma nossa aposta no cooperativismo entre instituições financeiras públicas, fortalecendo redes que compartilham experiências e metodologias, mas sobretudo valores”, afirmou Laterza.
A Declaração estabelece diretrizes para ampliar o impacto positivo de projetos financiados, incluindo o fortalecimento de capacidades institucionais, promoção do empreendedorismo feminino, incentivo à educação financeira com enfoque de gênero, resiliência climática e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris.
O diretor-presidente do BRDE destacou o papel histórico da parceria com o CAF e a AFD. “Hoje, 82% das nossas operações já estão alinhadas aos ODS. Queremos promover um engajamento ainda mais efetivo em torno desses desafios comuns”, pontuou Vieira Júnior.
CINCO EIXOS ESTRATÉGICOS DA NOVA ALIANÇA
A Declaração Conjunta terá validade de quatro anos e está estruturada em cinco eixos principais:
Fortalecimento de estratégias e capacidades institucionais – com foco na integração dos temas social, de gênero, ambiental e climático nos projetos apoiados.
Expansão da cooperação interinstitucional – por meio do compartilhamento de boas práticas e mobilização coordenada de recursos.
Apoio à capacitação e engajamento local – incluindo formação sobre resiliência climática e inclusão financeira de mulheres.
Transparência e monitoramento – com definição de indicadores de impacto e produção de dados desagregados.
Mobilização de outros atores – envolvendo governos locais, setor privado e sociedade civil em sinergia com iniciativas em diferentes escalas.
SOBRE O SOUTH SUMMIT BRASIL
Reconhecido como um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina, o South Summit Brasil reúne lideranças de diversos setores para discutir temas como transição energética, sustentabilidade urbana, transformação digital e financiamento de impacto. A edição de 2025 consolidou ainda mais a posição de Porto Alegre como polo de inovação e sustentabilidade, reunindo especialistas, investidores e representantes de governos e instituições multilaterais.
A atuação do CAF no evento reafirmou seu compromisso com a transformação das cidades latino-americanas, por meio de soluções integradas que promovem desenvolvimento humano, sustentabilidade e inovação tecnológica com foco na melhoria da qualidade de vida das populações.
Saiba Mais: