25/09/2023

CASAS DA QUEBRADA NO BAIRRO EUZÉBIO BELTRÃO DE QUEIROZ

   

MobiCaxias é convidado a ver os resultados de perto do Casas da Quebrada e Muros da Quebrada e as novas ações na comunidade que seguem em duas frentes nesta semana deste movimento tão necessário.

O projeto Mosaico na Quebrada tem duas frentes de ação nesta semana, o Casas da Quebrada e o Muros da Quebrada, ambos realizados pelo Instituto SAMbA. Atuando de forma paralela e também complementar, as duas propostas seguem dando colorido e promovendo ações de impacto social, turístico e cultural em Caxias do Sul e, em especial, no Bairro Beltrão de Queiroz, que sedia novas ações de grafite e pintura durante a semana, culminando com atividades abertas à visitação do público no próximo sábado (23).

Nesta segunda edição, o muro da Quebrada vai contar com a participação de integrantes do Grupo OPNI, de São Paulo. Trata-se de um coletivo de grafiteiros que atuam em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Desde 1997 o grupo reúne jovens da periferia que fazem do grafite e da arte visual a sua interlocução social e cultural no território em que vivem e também fora dele. Assim, sua participação no muro da Quebrada amplia a rede de atuação entre propostas afins realizadas na periferia caxiense e paulistana.

Outro destaque da programação do muro da Quebrada 2 é a participação das artistas caxienses Gabriela Stagliotto. Atualmente radicada em São Paulo, a artista fez sua primeira exposição em Caxias do Sul em maio, na Galeria Municipal Gerd Bornheim. Agora fará o trânsito de espaço da galeria para o ambiente urbano e, com seu traço autoral, vai colorir uma casa do bairro localizada em frente ao Vielas Espaço Cultural. Também integram o projeto os trabalhos do grafiteiros Róger Zortéa e Erick Citron, já executados, mas que se integram ao conjunto de ações e intervenções do muro 2.

Já o Casas da Quebrada reúne diversos artistas locais para atividades com e na comunidade. A grafiteira Fernanda Rieta vai ministrar oficina de customização e desenho para as crianças e adolescentes. Outra oficina de grafite coordenada pelo grafiteiro Marcos Sirkoski também está na programação, que inclui ainda a criação de um mural assinado por ele em um muro da comunidade. Em outro espaço, o grafiteiro Róger Zortéa volta ao Beltrão para colorir mais um muro do bairro. E ainda integra o grupo de artistas o grafiteiro e caricaturista Andrigo Martins, que vai fazer caricaturas durante as atividades. Assim, o Casas da Quebrada reforça seu propósito de promover diversas intervenções no bairro Beltrão de Queiroz, dando mais cor e visibilidade à comunidade local.

Programação ao público – As atividades do Muros da Quebrada 2 e Casas da Quebrada devem movimentar a comunidade durante toda a semana, enquanto, no sábado, das 9h às 16h, o público poderá conhecer os novos grafites e murais recém-criados, bem como visitar outras artes urbanas que vêm tornando o Beltrão de Queiroz um roteiro de turismo cultural urbano da Serra Gaúcha. Além de visitas guiadas, a programação inclui roda de samba e ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Documentário – Todas as atividades realizadas nesta semana no Beltrão de Queiroz ganharão registro audiovisual num documentário: o Projeto Mosaico da Quebrada trará a Caxias Victoria Menegolla e Leandro Martinez, realizadores audiovisuais argentinos formados na Universidade de Buenos Aires. Eles registrarão toda a movimentação dos artistas e da comunidade, as artes, muros e casas coloridas da nova paisagem que está surgindo na cidade.

O muro da Quebrada edição 2 tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, realização do Instituto SAMbA, apoio cultural da Orquídea e Agrale e apoio institucional do Vielas Espaço Cultural.

O Casas da Quebrada tem financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realização do Instituto SAMbA, patrocínio da Florense, SIM, Rede de Postos, Pisani, Orquídea e Tintas Renner, e apoio institucional Vielas Espaço Cultural.

Confira o cronograma completo:

09:00 – Início das atividades e café da manhã oferecido pela SIM Rede de Postos

09:30 – Início das pinturas e grafites

10:00 – Oficinas de customização e desenho

10:30 – Roda de Capoeira com o Mestre Macaco

11:00 – Visita guiada oferecida pela Tintas Renner

12:00 – Almoço para voluntários oferecido pela Orquídea

13:00 – Roda de samba no Vielas Espaço Cultural

14:00 – Oficina de expressão corporal com o CAPS Novo Amanhã

14:00 – Oficinas de Graffiti e pintura

16:00 – Encerramento das atividades

*Também no dia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará, com seu Consultório Móvel, serviços como testes rápidos de ISTs e glicemia, vacinas para adultos, avaliação odontológica, distribuição de kits de higiene bucal e folders sobre saúde mental. A Vigilância Ambiental promoverá ação de conscientização contra a dengue. Representantes de diversos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), estarão presentes com a distribuição de itens como sementes de girassol e ervas para chá, além de participação nas oficinas.

O que: 2ª etapa do projeto Casas da Quebrada

Quando: 23 de setembro, sábado, das 9h às 16h.

Onde: Vielas Espaço Cultural |Rua Vinte de setembro, 3459 | Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz | Caxias do Sul

Acompanhe no Instagram:

@mosaiconaquebrada | @institutosamba | @vielasespacocultural

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR