A cidade de Caxias do Sul realizará, no dia 10 de abril, a 2ª Oficina Municipal do Meio Ambiente, com o objetivo de envolver a comunidade local na construção de soluções para o enfrentamento da emergência climática. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), ocorrerá na Sala Geni Peteffi, na Câmara de Vereadores, das 8h30min às 16h45min, reunindo técnicos da prefeitura, membros da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e cidadãos interessados na pauta ambiental.
A programação será dividida em dois momentos principais. Pela manhã, os participantes acompanharão uma Aula Magna com o professor André Jasper, referência nacional em mudanças climáticas e coordenador do Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates. O pesquisador apresentará um panorama das causas e efeitos das mudanças climáticas em escala global e local, seguido de um momento de perguntas e debate.
No período da tarde, será realizada uma oficina participativa com o intuito de revisar e aperfeiçoar propostas discutidas em etapas anteriores. O trabalho ocorrerá de forma colaborativa, com foco na consolidação de diretrizes alinhadas à realidade de Caxias do Sul. As contribuições farão parte do Plano de Ação Climática do município, atualmente em desenvolvimento.
O evento também busca fortalecer a participação cidadã na formulação de políticas públicas ambientais, garantindo legitimidade às propostas que integrarão o cronograma de ações do plano.
A participação é gratuita e aberta ao público com vagas limitadas, mediante inscrição pelo link:
Saiba Mais: