09/10/2023

CAXIAS + SEGURA RUMO À CIDADE INTELIGENTE QUE QUEREMOS

     E É SÓ NOTÍCIA BOA :  Soluções avançadas de segurança para cidades inteligentes em fase inicial de implementação em nossa cidade, o Prefeito Adiló Didomenico divulga hoje a CAXIAS + SEGURA  projeto com sistemas de Cercamento Eletrônico e Monitoramento Urbano para Smart Cities com o novo  Centro Integrado de Operações (CIOp) de Caxias do Sul conforme previsto no  plano de governo e agenda eleições 2020/2022.

     Utilizar a tecnologia como base da gestão dos ativos e da infraestrutura urbana é um dos principais conceitos que definem as cidades inteligentes (smart cities). Trata-se de integrar inúmeros recursos inovadores com o objetivo de elevar a eficiência dos serviços públicos e melhorar a gestão do espaço urbano, promovendo mais segurança, bem-estar e inclusão dos habitantes.

      O Centro Integrado de Operaçãos (CIOp) de Caxias do Sul, foi inaugurado hoje a tarde, com a presença do governador Eduardo Leite, em um predio na rua Marechal Floriano, com a novidade, chegam 275 cameras de monitoramento de alta perfomace para fiscalização a longas distancias que fazem parte do sistema de cercamento eletronico da cidade. O contrato de locação de todos os equipamentos é de quatro anos no valor de RS 16.635.724.98  

       As câmeras captam e processam imagens com boa resolução, clareza e riqueza de detalhes. Além disso, funcionam com um sistema analítico, que faz a leitura de placas de veículos, com filmagem e gravação em tempo real, 24 horas por dia. 

       Em maio deste ano, a prefeitura afirmou que o centro deve contar com 15 estações de trabalho e 10 painéis de vídeo, com monitores de 55 polegadas, que devem realizar o monitoramento através das câmeras. No local, devem atuar cerca de 30 pessoas, entre elas policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito. 

      Ainda em maio, o contrato com a empresa fornecedora das novas câmeras foi assinado. A vencedora da licitação foi a Vigillare Sistemas de Monitoramento Ltda, de Santa Maria. Em abril, a empresa foi aprovada nos testes realizados pelo município. A demonstração do funcionamento de softwares e de equipamentos de monitoramento era uma das etapas exigidas na licitação para locação do sistema e treinamento das equipes.

   Desde setembro as novas cameras começaram a ser instaladas em Caxias do Sul. Até o dia 14 pelo menos seis pontos da cidade estavam com aparelhos, sendo eles; Rua Rodrigues Alves, próximo ao cruzamento com a Rua Mariano Mazzochi, no Bairro Cruzeiro; na Rua Luiz Covolan, próximo ao cruzamento com Rua Ernesto Zanrosso, no Bairro Santa Catarina; na Rua Moreira César, no Bairro Fatima; na Perimetral Norte, próximo ao cruzamento com a Rua Amazonas, no Bairro Jardim América; na Perimetral Norte, no Bairro Universitario; e na Rua Remo Comanduli; na descida dos pavilhoes da festa da uva.

O Conselho Diretor Mobicaxias reconhece e agradece a gestão do prefeito Adiló Didomenico pelo trabalho em prol da cidade que queremos no futuro, pois essa jornada rumo a "Caxias 2040"  esta só começando  e você cidadão caxiense é nosso convidado .....

SAIBA MAIS :

CERCAMENTO ELETRONICO

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE CAXIAS DO SUL

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2023/10/entenda-como-funciona-o-centro-integrado-de-operacoes-de-caxias-do-sul-inaugurado-nesta-segunda-feira-clnjeq17i003a015d1sll5nnl.html

https://estado.rs.gov.br/governo-inaugura-central-de-monitoramento-eletronico-em-caxias-do-sul

https://www.instagram.com/reel/CyMaDh4rNOG/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ==

 

Sistemas Integrados

Com o cruzamento de dados, assim que um roubo de veículo é registrado, por exemplo, o sistema de monitoramento recebe essa informação. Se alguma câmera identificar a placa do veículo, uma notificação surge na tela dos operadores para que possam localizar e acompanhar o deslocamento do automóvel e determinar as ações cabíveis para recuperá-lo.

— É uma grande ferramenta. É como se aumentasse o número de policiais nas ruas. O mais importante é a inteligência artificial que há nas câmeras, para quando identificar qualquer situação suspeita dar o alerta e, aí, com as forças integradas, se acionam as polícias para irem na rua e abordar — destacou o secretário Caron.

Segundo o secretário municipal, Paulo Rosa da Silva, as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, que foram escolhidos juntamente com os órgãos de segurança e contemplam, inclusive, eventuais rotas de fuga.

— Monitoramento é um foco e cercamento é outro. Monitoramento é para, se acontecer o crime num lugar com câmeras, imediatamente o caso é diagnosticado, o envolvido é pego e posteriormente pode ser feito um reconhecimento. Isso vai parar dentro de um inquérito policial como prova. Já o cercamento são 74 câmeras, que identificam veículos furtados ou roubados ou com alguma irregularidade administrativa como, por exemplo, o não-pagamento do IPVA.

Foco em detectar situações criminosas

A possibilidade de o sistema identificar irregularidades, como excesso de velocidade, multas ou licenciamento atrasados ou estacionamento em local proibido não é o foco do CIOp. O sistema, entretanto, tem a capacidade de monitorar estes casos. Conforme o governador Eduardo Leite, é preciso uma orientação aos órgãos fiscalizadores para que isso se transforme em multas.

— Se é detectado qualquer tipo de problema em relação ao veículo, é importante o Estado ter essa informação. Afinal, eventualmente isso pode ter correlação com questões relacionadas a grupos criminosos. A informação sobre licenciamento, como está esse veículo, pode ser utilizada também nessa direção. Não é a câmera sozinha que faz a aplicação de qualquer tipo de sanção. É a partir de orientação aos órgãos fiscalizadores para a aplicação de algum tipo de sanção ao proprietário do veículo — enfatizou Leite.

Questionado sobre a possibilidade de haver essa orientação, o governador direcionou para o secretário Caron, que apenas reforçou o foco na segurança.

— Todo foco e objetivo é detectar as situações criminosas. A cada placa que for lida, automaticamente o sistema verifica se há uma ocorrência de roubo ou de furto. Em uma situação que se detecte um veículo suspeito de alguma prática, isso também é lançado e as câmeras darão o alerta. Todo o foco do que é lançado aqui é combate à criminalidade.

 

NOSSA CIDADE, NOSSO FUTURO, VEM PARA O MOBICAXIAS 

 

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR