25/03/2024

CIC CAXIAS RECEBE JOSEP PIQUÉ PARA DISCUTIR ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO URBANA

A tradicional reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), realizada na última segunda-feira (25), foi marcada pela presença de Josep Piqué, presidente-executivo da La Salle Technova, uma das principais incubadoras de startups tecnológicas inovadoras na Europa. O encontro teve como foco a organização de ecossistemas de inovação para impulsionar a transformação urbana.

Esta iniciativa foi fruto de uma parceria entre o governo do Estado, o Inova RS/Região Serra Gaúcha e a Fapergs, que trouxeram o palestrante para o South Summit, em Porto Alegre, na semana anterior.

O evento também coincidiu com o Italian Design Day, com o tema "Fabricar valor: inclusividade, inovação e sustentabilidade", destacando o compromisso da entidade com a transformação urbana de Caxias do Sul.

Na abertura da palestra, Celestino Loro, presidente da CIC Caxias, enfatizou a importância do design na criação de ambientes urbanos mais inclusivos e funcionais, ressaltando o esforço da entidade para consolidar a Escola de Design em 2023.

Josep Piqué abordou o tema "Orquestração dos ecossistemas de inovação: o caminho do crescimento", apresentando exemplos de transformações urbanas em Barcelona e Medellín, e discutindo o papel crucial da colaboração entre governo, indústria e academia para impulsionar o progresso nas regiões.

Ele destacou a importância da união entre entidades governamentais, setores da indústria e universidades, enfatizando a necessidade de agilizar os processos para criar projetos inovadores que atendam às demandas da sociedade.

Piqué, que esteve em Caxias do Sul pela última vez em 2018, acredita que a cidade está pronta para desenvolver projetos inovadores, mas ressalta a importância de enfrentar os desafios para alcançar a melhor versão possível da cidade.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR