21/11/2023

DIRETOR DA GERDAU COMPARTILHA ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DURANTE A RA NA CIC CAXIAS

   “Quando a marca não é relevante ou autêntica, os consumidores se afastam.” A afirmação é do diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, Pedro Torres, que ocupou o palco da RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (20). Renovar e manter a relevância de uma marca de 122 anos, que atua em cenário reputacional complexo, como o setor de mineração, tem sido o principal desafio do executivo. 

   Durante a palestra, Pedro Torres destacou as estratégias adotadas pela maior empresa brasileira produtora de aço para fortalecer sua marca e promover uma transformação cultural abrangente para seus 36 mil funcionários. Para isso, a Gerdau focou em uma nova era no posicionamento de comunicação, nas oportunidades de gerar experiências de impacto e liderar e transformar a comunicação do setor.  

   Uma das abordagens enfatizadas por Torres foi a expansão do alcance da marca Gerdau por meio de parcerias com influenciadores, patrocínios esportivos, incluindo o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e participação em grandes plataformas de entretenimento (a Gerdau foi responsável pela montagem dos palcos principais do Rock in Rio e do The Town) como parte de sua estratégia de ampliação da visibilidade da sucata. A empresa é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, com 11 milhões de toneladas transformadas em aço por ano.  

   As estratégias foram tão acertadas que a empresa figurou nos principais rankings internacionais de brand finance, atingiu reconhecimento nas principais premiações do País, programa de trainee com recorde de candidaturas e alcançou a maior base global de seguidores nas redes sociais do setor. 

   Pedro Torres destacou ainda que os pilares de uma gestão de marca eficaz passam pela consciência (o público-alvo sabe de você e do seu orçamento), pela reputação (eles devem gostar de você), pelo valor da marca (eles devem conseguir ver benefícios em comprar de você) e pela lealdade (eles devem preferir a sua marca). Nesse aspecto, a comunicação com a Geração Z mereceu boa parte da palestra do executivo. “A Geração Z impacta e transforma o ecossistema de compras. Adolescentes e jovens adultos influenciam onde e como eu compro”, ressaltou Torres.  

   Ele trouxe dados de uma pesquisa que aponta que 79% da Geração Z acreditam que hoje é mais importante confiar nas marcas que compram e usam do que era no passado. Por isso, segundo ele, a Geração Z transforma as expectativas dos consumidores em relação a como as marcas conduzem os seus negócios. “Trabalhe com a Geração Z. Ela está mudando a cara do comércio global. É pragmática e muito influente. Mesmo se não for seu alvo, trabalhe com ela para gerar ações dos consumidores em larga escala”, sugeriu.  

   A RA teve também a participação do presidente da Randoncorp, Daniel Randon, empresa com 74 anos no mercado que recentemente promoveu uma reengenharia de marca. Daniel Randon explicou que toda a jornada procurou fortalecer um novo posicionamento global de crescimento sustentado, porém sem perder de vista os seus valores e princípios originais, reforçando o legado de seus fundadores.  

   O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, em seu pronunciamento de abertura, criticou a proposta do governo gaúcho de aumentar de 17% para 19,5% a alíquota do ICMS. “O aumento de impostos implica em uma redução da renda disponível para os cidadãos, pois afeta diretamente o consumo de produtos e serviços. Isso não é apenas uma questão de números; estamos falando de pessoas, de famílias que sentirão esse impacto no seu dia a dia. Quem, de fato, paga a conta desse aumento são os cidadãos comuns, aqueles que, ao consumirem produtos e serviços, arcam com os custos adicionais decorrentes do aumento do ICMS. Nesse sentido, a CIC Caxias apela para o bom senso dos deputados estaduais, para serem sensíveis às necessidades da sociedade gaúcha. Não podemos admitir que as decisões sejam tomadas apenas com base na busca por mais recursos para o Poder Público, ignorando os impactos reais sobre a vida dos cidadãos”, afirmou o presidente da entidade. 

   Loro também comentou o resultado das eleições argentinas. “É imperativo considerar a relevância das recentes eleições na Argentina, uma vez que o país vizinho é um dos maiores mercados da nossa Região, cujas relações impactam diretamente na dinâmica da economia local. Acompanhamos atentamente o cenário político argentino e, definido o novo governo, expressamos nossa esperança de que as relações econômicas bilaterais possam ser fortalecidas, promovendo um ambiente propício para a cooperação mútua e o crescimento econômico de ambas as regiões”, discursou.  

Saiba mais:

https://radiocaxias.com.br/portal/noticias/diretor-da-gerdau-compartilha-estrategias-de-gestaodurante-ra-na-cic-caxias-154608

https://leouve.com.br/ultimas/diretor-de-comunicacao-da-gerdau-aborda-caminhos-para-manter-relevancia-da-marca-centenaria

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR