17/07/2023

EXECUTIVO DE CAXIAS DECIDE INICIAR A OCUPAÇÃO DA MAESA PELA INSTALAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO

    Nossa mobilização segue no constante acompanhamento e monitoramento das ações e indicadores previstos no projeto especial 'Agenda eleições 2020"  em conformidade e atendimento das deliberações do nosso Conselho Executivo segue informações e orientações relacinadas ao tema Ocupação Complexo MAESA: 

    Há uma semana, a prefeitura de Caxias do Sul apresentou uma mudança de planos em relação ao projeto de ocupação da Maesa. Antes planejado para que o complexo fosse restaurado na totalidade, ao longo de 12 anos a partir de uma concessão patrocinada, com aportes do poder público, agora os prédios da antiga metalúrgica terão sua ocupação “fragmentada”, nas palavras da secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto. É ela, inclusive, que vai comandar todo esse processo, já que o projeto passa a ser responsabilidade da pasta cultural. 

   O primeiro espaço a ser ocupado será o Mercado Público, por meio de concessão comum. Os trâmites, nesse caso, serão comandados pelo secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, e devem seguir o cronograma definido para a concessão patrocinada. O restante será definido por um grupo de trabalho, composto por representantes da prefeitura.

   O plano de ocupação original da Maesa foi elaborado em 2015 por uma comissão especial, instituída pela lei da doação. O grupo de trabalho foi coordenado pela então secretária municipal de Cultura e integrante da comissão de acompanhamento e gestão da ocupação, Rubia Frizzo. Segundo ela, o plano original contemplava os espaços culturais, gastronômicos e o Mercado Público. Projeto que ocuparia três prédios, com cerca de 10.000m² de área construída.

   Em entrevista ao Pioneiro, Cristina Calcagnotto detalha o papel da Secretaria da Cultura no processo de ocupação da Maesa e explica de que forma isso irá acontecer.

   Perguntamos a Cristina Calcagnotto qual será o papel da Secretaria da Cultura na ocupação da Maesa.
   "A partir de agora, a gestão de uso e de ocupação do espaço da Maesa vai se dar pela Secretaria da Cultura, no intuito de dar andamento ao processo que já vem sendo feito. Todos esses estudos, da análise de vocações dos espaços, das consultas públicas, estão sendo levados em consideração e vão continuar sendo avaliados.

   O escritório de Parcerias (Estratégicas) passa a dar andamento nessa concessão simples para o Mercado Público, mais ou menos no mesmo cronograma que já vinha sendo trabalhado (para a concessão patrocinada) para lançar o edital e para abrir o chamamento público. Esse trâmite da concessão em si é feito pelo escritório (Secretaria de Parcerias), mas, a partir disso, a própria gerência passa a ser por aqui (Secretaria da Cultura), porque o todo vai ser por aqui. Precisamos entender que as secretarias trabalharão em conjunto. Segue sendo uma gestão da prefeitura, centralizada aqui na Cultura. 

   Saiba mais:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/politica/noticia/2023/07/gestao-da-prefeitura-centralizada-na-cultura-diz-secretaria-cristina-sobre-ocupacao-da-maesa-clk391vvh009p0150o0vj4tz9.html

https://www.mobicaxias.com.br/noticias/reuniao-comissao-especial-maesa/591

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR