07/11/2023

FORMATURA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO EDUCAMAIS

Sem Foto

   Com o foco de ajudar as pessoas, profissionalizando-as, o Capacita Caxias desenvolvida pelo Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER) e o Educa Mais sendo o maior programa de bolsas de estudo do país, 100% brasileiro, com raízes na Bahia, cuja missão é tornar a educação de qualidade mais acessível a todos, Caxias do Sul conseguiu disponibilizar cerca de 1,8 mil vagas de emprego. 

   — Quando a gente faz isso, a economia de Caxias do Sul acaba mudando completamente, porque tiramos do assistencialismo, trazemos para dentro da economia, e estas pessoas, quando têm o seu salário e seu emprego, movimentam a economia, em especial a do respectivo bairro. É um ciclo bem importante.Diz Élvio Giani.

   Sara Cristina Silva, 40 anos, foi uma das pessoas que conseguiram uma requalificação profissional após passar pelo Capacita Caxias. Natural de Itati, no Litoral Norte, ela mora na Serra há pouco mais de um ano. No mês de junho, estava procurando cursos gratuitos para melhorar e aumentar o leque de possibilidades. Assim, alguns conhecidos indicaram as atividades oferecidas pela prefeitura.

   O curso escolhido foi o de balconista de padaria. As atividades foram desenvolvidas no final do primeiro semestre. Segundo Sara, além de aprender sobre esse setor específico, também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como funcionam os mercados. E, no final do mês de julho, veio a boa notícia: foi contratada pelo Supermercados Andreazza para trabalhar na unidade do bairro Fátima, onde atualmente é repositora.

   — Aprendi muita coisa, e estou aprendendo. Quando entrei no Andreazza, foi muito legal, porque era uma empresa que eu queria estar — relembra, orgulhosa. 

   O trabalho dela rendeu elogios do chefe. O gerente da unidade, Evandro Oliveira, contou que Sara é uma profissional dedicada e comprometida. E Sara se mostra feliz e orgulhosa pela trajetória de pouco mais de dois meses na função.

   — Quando tu está dentro da empresa que tu quer, fazendo o que tu quer, não tem do que reclamar. E tudo que estou aprendendo e fazendo só me agrega, porque isso vai abrindo conhecimento aqui dentro no mercado — acrescenta a repositora. 

   E não é somente na vida profissional que Sara tem motivos para comemorar. Com o emprego, conseguiu alugar uma casa em Caxias, a primeira dela na cidade. Antes disso, estava morando em abrigos.

    

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR