E O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) formalizou via ofício nº3843091 a Participação do Mobicaxias no Colégio Deliberativo do Fórum Democrático que realizou, na quarta-feira (16), mais uma reunião de trabalho com a participação do Colégio Deliberativo e diversas representações da sociedade civil. O encontro ocorreu na sala Adão Pretto, no Espaço da Convergência, no térreo do Palácio Farroupilha, e contou com a condução do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), que agradeceu às 82 entidades inscritas por meio do edital de 2025 — número considerado recorde.
Para Pepe, o engajamento expressivo das organizações pode estar relacionado ao lema adotado para esta edição, “O crescimento sustentável é agora”, e ao interesse crescente da sociedade em debater alternativas sustentáveis, especialmente diante dos recentes eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O presidente também aproveitou a ocasião para destacar as comemorações pelos 190 anos da Assembleia Legislativa, previstas para os dias 22 e 23 de abril, além de anunciar o primeiro Grande Debate do Fórum, marcado para o dia 28 de abril, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O evento contará com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do governador Eduardo Leite e da reitora da UFRGS, Márcia Barbosa.
A coordenação da reunião foi conduzida pelo diretor do Fórum, Ronaldo Zülke, que apresentou o cronograma das atividades previstas para o Conselho Deliberativo do FDDR. Em sua explanação, Zülke destacou a relevância da formação dos Grupos de Acompanhamento (GEADs) e da mobilização contínua para os seminários, reuniões e ações estruturantes, como o lançamento da nova plataforma digital participativa. Também foi anunciada a criação de um grupo de trabalho responsável pela Curadoria da Mostra de Cinema Gaúcho, iniciativa que integra as celebrações dos 190 anos do Parlamento gaúcho.
Zülke ainda comunicou que no dia 23 de abril será realizada uma reunião geral online com todos os GEADs, com o objetivo de definir os critérios para sistematização das propostas dentro dos eixos temáticos que estruturam o Fórum.
O encontro contou com a presença de autoridades como Gustavo Paim, secretário adjunto da Casa Civil, representando o governador do Estado; o desembargador Francesco Conti, pelo Tribunal de Justiça; a promotora de Justiça Ana Carolina Azambuja; e Rodolfo Malhão, da Defensoria Pública do RS. Também participaram representantes dos Coredes, de movimentos populares, entidades de classe, universidades, instituições e órgãos públicos, demonstrando o caráter plural e participativo do Fórum Democrático.
Saiba Mais:
Ofício - Participação no Colégio Deliberativo do Fórum Democrático