07/06/2022

GRUPO GESTOR PROTOCOLA PROJETO QUE INSTITUI A "FEIRA MAESA CULTURAL" EM CAXIAS DO SUL

O final da manhã desta terça-feira (07/06) marcou mais um episódio histórico para a Maesa. O Conselho Gestor formado pela Câmara Municipal, Prefeitura, União das Associações de Bairros (UAB) e MobiCaxias protocolou no Legislativo caxiense um projeto de lei para instituir no Município a "Feira Maesa Cultural", evento que ocorreu pela primeira vez no dia 22 de maio de 2022 e será realizado novamente no dia 17 de julho. Além da feira, que está sendo regrada pelo Grupo Gestor, haverá a segunda visitação na área de 53 mil metros quadrados tombado pelo Estado e doado ao Município em 2021.

Para a secretária municipal da Cultura, Aline Zilli, a Maesa é uma pauta extremamente importante para toda a comunidade, principalmente porque promove possibilidades de encontros e de ocupação da cidade:

"Ficamos muito felizes em dar encaminhamento ao projeto e saber que a Maesa tem esse olhar carinhoso tanto da Câmara, quanto da UAB, dos moradores e do Executivo."

Já o presidente da UAB, Valdir Walter, entende que o protocolo representa mais um passo de uma luta que se iniciou há muito tempo e que precisa de atenção constante:

"Esse projeto vem em um momento oportuno para marcarmos posição, que na verdade é a mesma da sociedade caxiense, beneficiada diretamente nessa questão da Maesa."

Presidente da Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa" há seis anos, o vereador Rafael Bueno/PDT, lembrou que esse é mais um momento fundamental, já que o complexo tem uma importância histórica, cultural e empresarial importantíssimos para Caxias do Sul.

"A Maesa foi a maior e mais importante indústria metalúrgica de Caxias do Sul na primeira metade do século XX. A repercussão da 1ª Feira e a visitação guiada foi altamente positiva, demonstrando que a realização contínua da abertura do espaço vem ao encontro do que pensa a população. As definições do processo de visitação, para melhor acolhimento e segurança de todos, bem como explicações técnicas e históricas, assim como a Feira Cultural, serão encaminhadas pelo grupo gestor", enfatizou Bueno no projeto, assinado também pelos outros 13 vereadores integrantes da Frente Parlamentar.

Outras secretarias e órgãos estarão envolvidos na ação como: Segurança Pública e Proteção Social, Esporte e Lazer, Trânsito e Mobilidade Urbana, Samae e Codeca para a melhor organização do evento e visitação da população ao complexo.

Acompanharam o protocolo do projeto os vereadores Rafael Bueno, presidente da Frente; a secretária municipal da Cultura, Aline Zilli; o presidente da UAB, Valdir Walter; a diretora do Departamento Feminino da UAB, Sara Ferreira; o diretor de comunicação da UAB, Paulo Sausen; a diretora de Participação Popular da UAB, Marseli Salmin Schneider; a coordenadora do Espaço do Artesão, Carla Pacheco; o representante do Mobi Caxias Alex Buffon; e a presidente do Comitê Caxias e Região Serrana da Ação da Cidadania, Ruth Ordovás.

A Maesa É Nossa - Além do vereador-presidente, integram a Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa": Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/Progressistas, Clóvis Xuxa/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT (secretário), Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT (que substitui Estela Balardin/PT, em licença-saúde), Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/Patriota, Tatiane Frizzo/PSDB e Zé Dambrós/PSB.

Veja mais em; 

https://www.facebook.com/476520972521051/posts/2205902639582867/?sfnsn=wiwspmo

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR