12/06/2021

LIDERANÇA EMPRESARIAIS CAXIENSES CELEBRAM PLANO DE CONCESSÕES DE RODOVIAS ESTADUAIS DA SERRA.

O plano de concessão de rodovias estaduais teve os primeiros detalhes apresentados pelo Governo do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (09). Com previsão de contratos de 30 anos e investimento de aproximadamente R$ 2,8 bilhões, a promessa é de forte ganho nas estruturas de mobilidade da Região.

Dentre as obras previstas, está a duplicação da ligação com Porto Alegre, bem como ampliações na RSC-453 e na ERS-122 já nos primeiros cinco anos de vínculo.Estas notícias são celebradas por lideranças da Serra Gaúcha, especialmente do setor empresarial.

Há muito que ocorre cobrança por melhorias na insfraestrutura de acesso e de escoamento regional. Vale destacar que o planejamento de parcerias público-privadas envolve o programa “Avançar”, que também conta com agenda de obras de manutenção. A 122 e a Rota do Sol estão incluídas entre as estradas que vão receber aportes.

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul comemora o anúncio das concessões e do investimento em melhorias na malha serrana.

Ivanir Gasparin ainda defende que a discussão sobre pedágios está superada, defendendo o formato como a melhor forma de garantir o desenvolvimento da estrutura.

Já o presidente do grupo Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias) considera que parece haver uma convergência de esforços para o benefício da Serra. Carlos Zignani pontua que o MobiCaxias ainda não pôde fazer uma completa análise do que está proposto.

Entretanto, ele comenta que existe foco na melhoria da conexão com a BR-101. Para o empresário, ainda é preciso buscar alternativas para a demanda.

Mobi e CIC Caxias fazem parte de grupo de trabalho que vai estudar as propostas do pacote de concessões do Governo Estadual. sugestões devem sobre temas diversos podem sair deste comitê, o que pode envolver a cobrança por priorização de investimentos na conexão com a Capital e com a BR-101.De toda a forma, o empresariado defende equilíbrio na anexação de exigências no contrato de administração das estradas estaduais da Região via licitação.

Escute o audio na integra CLIQUE AQUI

Fonte: www.radiocaxias.com.br

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR