E É SÓ NOTÍCIA BOA: Mais um passo foi dado para tirar do papel o novo porto no litoral norte do Rio Grande do Sul (PROJETO PORTO MERIDIONAL EM ARROIO DO SAL). O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciaram a assinatura de contrato para execução da nova estrutura, em Arroio do Sal em reunião estratégica com o Mobicaxias, conforme apresentação em anexo: Apresentação Ministério de Portos e Aeroportos para Mobicaxias Setembro de 2024.
— Após vários anos, nós estamos concluindo os encaminhamentos para viabilizar uma mudança logística estratégica para o estado do Rio Grande do Sul: nosso terminal de uso privativo, o nosso terminal marítimo de Arroio do Sal, que vai mudar a realidade da economia do estado —, comemorou Pimenta.
A informação foi repassada nesta manhã em reunião com o Conselho Diretor e Câmara de Infraestrutura do Mobicaxias, atendendo uma convocação do governo federal que participou da reunião com os ministros e com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila e a condução da Deputada Federal Denise Pessoa, Deputado Estadual Pepe Vargas no formato de videoconferência.
O Porto Meridional de Arroio do Sal é um empreendimento considerado estratégico. O projeto busca criar uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender às demandas do comércio internacional.
— A notícia positiva é que a gente vai estar, até o dia 20 de outubro, anunciando no Estado um investimento na ordem de mais de R$ 1,3 bilhão que vai gerar mais de dois mil empregos diretos e quase 5 mil empregos indiretos. Isso vai mudar completamente a matriz econômica do estado do Rio Grande do Sul —, projetou o Ministro Costa Filho.
Os representantes do Mobicaxias destacaram todas as vantagens do projeto que o porto irá facilitar o transporte de cargas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Durante sua fase de construção, o empreendimento deverá gerar mais de duas mil oportunidades de trabalho.
Durante a reunião os participantes comentaram brevemente da interrelação estratégica dos demais modais inseridos no Mapa Logísticos do Mobicaxias os projetos: Terminal Rodoferroviário de Vacaria e o Aeroporto Regional da Serra (Vila Oliva), em relação a este o Ministro Paulo Pimental informou aos presentes os avanços quanto a inclusão do Projeto Aeroporto Regional da Serra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e das negociações junto ao governo estadual para colaboração federal nas ações e projetos das vias de acesso ao futuro aeroporto em Vila Oliva.
Em abril, a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) já havia aprovado o requerimento para construção do terminal. Para a obra poder ser executada ainda é necessário ter o licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que está em fase final.
A prefeitura de Arroio do Sal também trabalha em alterações do Plano Diretor do município e em um projeto de saneamento, já que o porto deve afetar a rede de esgoto da cidade. Também há planos de construção de uma rodovia de 12 quilômetros ligando o terminal à BR-101.
O porto de Arroio do Sal tem investimento estimado em R$ 1,3 bilhão e terá capacidade anual de movimentar cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres. O projeto é liderado pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental e monitorado pelo senador da república Luís Carlos Heinze em conjunto com o grupo de investidores gaúchos.
As obras deverão durar 20 meses. A escavação para área portuária acontecerá em uma extensão de 2,5 quilômetros da beira-mar; integrante da comissão de Infraestrutura do grupo Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), Ruben Bisi considera o novo porto fundamental para aumentar a competitividade da região — que está distante cerca de 320 quilômetros de Rio Grande e a 180 quilômetros do futuro embarcadouro.
— Enquanto ficamos brigando, Metade Sul contra Metade Norte, Santa Catarina construiu mais portos. Precisamos ter mais portos, mais ferrovias, mais aeroportos. Reduzir os custos logísticos — defende Bisi.
A MobiCaxias estima que empresas da região gastam entre 4% e 5% de suas receitas com transporte, enquanto uma melhor infraestrutura poderia reduzir essa cifra quase à metade. Presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura (Câmara Log), Paulo Menzel avalia que o custo acumulado de todos os setores da economia gaúcha com logística alcança 21,5% do PIB, contra um índice de 19% em São Paulo, por exemplo. Uma das formas de reduzir esse patamar seria melhorar a infraestrutura estadual por meio de mais investimentos, na sua avaliação.
— O Porto Meridional é privado, ou seja, todo o risco é privado. Se vai tirar carga de outro porto, só o tempo dirá. Quando entrar em operação, como em qualquer lugar do mundo, os importadores e exportadores é que vão avaliar a melhor opção. É assim que funciona em qualquer lugar do mundo. É preciso deixar que o mercado se regule — argumenta Menzel.
Definido na reunião grupo de trabalho para estruturar e organizar evento a ser realizado em Caxias do Sul no final do mês de outubro, próximo da data de reabertura das operações do aeroporto Salgado Filho na capital com provável participação do alto escalão do governo federal.
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