12/06/2021

MOBICAXIAS REALIZA VISITA TÉCNICA AO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE PORTP ALEGRE, FIRMANDO PARCERIA RUMO AO FUTURO DA NOSSA CIDADE E REGIÃO.

Comitiva formada por representantes da Mobilização por Caxias do Sul – MobiCaxias, Rogério Rodrigues – Diretor Executivo, José Paulo Soffredi Soares – Coordenador CATRINA e Guilherme Guila Sebben – Coordenador Poder Público e Desburocratização.

Pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego – SDETE, os senhores Élvio Gianni – Secretário Municipal e Afonso Reginatto – Diretor Geral SDETE. Pelo Projeto HABIT do TRINOPOLO seu presidente Juremir Milani, assessora de imprensa Adriana Schio e a consultora para Cultura de Inovação Fernanda Chidem.

A visita a Porto Alegre nesta quinta-feira, 10 de junho de 2021, objetivava a identificação de parcerias, oportunidades e similaridades entre os projetos das instituições e de governo implementados ou em andamento, além de benchmarking.

SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA

No ICF – Instituto Cultural Floresta, recebidos por Carlos Eduardo Roca Vianna – Diretor de Projetos e Operações, Wladimir Omiechuk – Diretor Financeiro e Camila Guedes – Secretária Executiva, onde tivemos excelentes feedbacks sobre a atuação do MobiCaxias e do potencial da Serra Gaúcha, além de identificarmos oportunidades de parcerias e expansão daquela iniciativa de projetos voltados para a melhoria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Com projetos e ações e o detalhamento das ações com potencial de aliança estratégica com ICF, em especial projetos de Saúde, Todos Pelo Geral Para Todos e Projetos de Atração de Investimentos, Segurança, Inovação, Educação, etc.

O Instituto Cultural Floresta é uma Organização de Sociedade Civil (OSC), definido pelo artigo 2º, I, alínea ‘a’ da Lei 13.019/2014. Não remunera, sob qualquer forma, seus dirigentes por serviços prestados, bem como não distribui lucros, bonificações ou outras vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, aplicando integralmente seus recursos na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos sociais.

Diretor do ICF, Carlos Eduardo Vianna, comenta que “Somos uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para tornar o Rio Grande do Sul um ambiente mais atrativo, com melhor qualidade de vida e prosperidade, através da segurança e da educação.

A comitiva identificou sinergia e oportunidades de parceria na tentativa de evolução na cidade de Caxias do Sul do projeto PISEG (Lei de Incentivo à Segurança), que auxilia no policiamento e combate à criminalidade, diz o Diretor do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, que estabelece como próximos passos a operacionalização de parcerias entre ICF e MobiCaxias como apoiador municipal do projeto PISEG, estabelecendo como responsáveis Rogério Rodrigues, Carlos Zignani e José Paulo, com prazo até agosto de 2021.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

No Instituto Caldeira fomos recebidos pelo CEO Pedro Valério, que ressaltou as virtudes identificadas em Caxias do Sul que remetem a todo processo de industrialização do Rio Grande do Sul e como modelo de empreendedorismo e iniciativas como a do MobiCaxias.

Inserido no projeto “Quarto Distrito” – Reestruturação Econômica e Urbana, ousado e inovador para a revitalização da área do 4º Distrito de Porto Alegre, está sendo conduzido pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, Urbanismo, Governança e Inovapoa, e tem como objetivo criar condições para a retomada do desenvolvimento da região que compreende os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos.

Com área de 22.000 m² exclusiva para empresas, startups e projetos ligados à Nova Economia. Nosso propósito é conhecer o modelo de negócio do instituto e prováveis conexões no futuro com os projetos da nossa mobilização (HABIT, Viva São Pelegrino, Centro Design Serra) e os conceitos da Tríplice-Hélice em implementação no Instituto Caldeira, diz Rogério Rodrigues, que imediatamente estabeleceu responsáveis pela ação os senhores Juremir Milani, Rogério Rodrigues e José Paulo.

O Instituto Caldeira ocupa as edificações da antiga tecelagem A.J. Renner e foi fortemente alavancado pelo empresário José Galó através da criação do Instituto Caldeira, voltado para inovação tecnológica, empreendedorismo, startups e aceleradoras, além da ostensiva presença de investimentos de grandes empresas como Grendene, Agibank, Badesul, Sebrae, Vulcabras, Ávato, dentre outras.

Na mesma visita contatamos o projeto Pacto Alegre, uma união de esforços em favor da inovação para o desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida na Capital gaúcha, um acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo. Um convite ao compromisso de quem acredita na capacidade de tornar a cidade melhor para se viver.

CIDADÃO DIGITAL POA

Na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, novos retornos positivos a respeito de nossa cidade, com destaque aos índices de desenvolvimento econômico e social, bem como a já conhecida atuação do MobiCaxias.

Ao receberem cópia do nosso trabalho para “Agenda Eleições 2020” muito elogiaram pela metodologia, embasamentos, indicadores, metas e métrica. Fomos recebidos com muita cordialidade pelos secretários Gustavo Ferenci, de Transparência e Controladoria Municipal, Fernando Matos, Secretário de Inovação e Luciane Rache, Secretária Adjunta de Transparência e Controladoria Municipal, momento em que pudemos assistir vossas apresentações sobre a iniciativa de formação do big data do “cidadão digital” a partir dos nascidos pelo sistema do SUS, que deverá se expandir até que se alcance 100% dos nascidos com Identificação única do cidadão conjugada ao aplicativo gov.br, automação dos serviços municipais, com acompanhamento em tempo real das solicitações, Unificação da base de dados (Big Data), transparência nos dados abertos, portal de transparência e Observatório Social. Tudo em busca de uma cidade mais bonita e inteligente e de maior satisfação do cidadão.

Nosso Secretário Municipal, Elvio Gianni teve a oportunidade de explanar algumas implementações simplificadas de atendimento ao cidadão com sucesso e agilização no atendimento, além de evitar a duplicação de pedidos entrantes pelos diversos meios digitais concorrentes.

INOVA-RS

O Diretor Geral da SDETE, Afonso Reginatto, também pode visitar a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, sendo recebido por Luciane Xerxenevsky, Diego Silva e André Morais França, quando assistiu às apresentações das ações da SICT, apresentou as ações de Caxias do Sul, discutiram sobre a Lei de Inovação de Caxias do Sul, a Lei Gaúcha de Inovação e sobre os próximos passos do Inova RS, além de analisarem os editais existentes na SICT e seus formatos. Promoveram também importantes sincronizações sobre ações conjuntas entre Estado e Município quanto à Inovação.

Essa visita objetivava o monitoramento e alinhamento com as ações e projetos propostos pelo MobiCaxias, tais como: Desburocratização, Governo Digital, Hub de Inovação/HABIT, Centralidades/Viva São Pelegrino, relações com o poder público, inclusões nos PPAs municipais, dentre outros.

CLIMA DE UNIÃO

Na avaliação do Secretário Elvio Gianni, o encontro foi extremamente produtivo, por mostrar muitas realidades possíveis de implementações em nosso município e outras ainda não neste momento. Com uma visão ponderada e com muita transparência, se dispõe a analisar as diversas demandas sociais que advirão destas alianças e adoção de benchmarking como estes.

O Coordenador do CATRINA, José Paulo Soffredi Soares, se diz amplamente satisfeito com as oportunidades que tais encontros nos propiciam, inclusive quanto ao refinamento das relações com o executivo municipal, quando tivemos a oportunidade de aclarar intenções e ações conjuntas com o MobiCaxias. “Gostei muito das oportunidades de diálogos trocados com o secretário que nos oportunizou conhecer melhor os planos de governo e que, com muita transparência e altivez, felizmente não se furtou em falar sobre os facilitadores e dificultadores de nossas ações conjuntas. Em clima de respeito, altivez e empatia sempre obteremos melhores resultados, afinal todos trabalhamos intensamente pela cidade que queremos, nossa Caxias 2040.”

Rogério Rodrigues aponta que, embora com origens diferentes, as instituições visitadas confluem sempre ao objetivo de termos um futuro mais próspero, num local melhor para investir e viver. Destaca a criação do Pacto Alegre a partir da Academia com foco na Inovação Tecnológica como forma de propiciar o desenvolvimento econômico, indo buscar apoio na iniciativa privada, de onde surge o Instituto Caldeira, no poder público, com projetos como o INOVAPOA e 4º Distrito. Já o ICF surge da Sociedade Civil a partir da identificação das necessidades de melhorias na segurança pública, conseguindo e mobilizando recursos da inciativa privada e grandes empresas, enquanto o MobiCaxias se origina da iniciativa privada com foco no desenvolvimento econômico e social abrangendo temas diversos.

O Presidente do Trinopolo, Juremir Milani salienta a necessidade de apoio por parte do MobiCaxias, poder público e iniciativa privada como imprescindíveis ao desenvolvimento econômico, através da criação de alianças estratégicas que confluam na criação e consolidação do nosso centro de tecnologia, o HABIT. Estamos num clima muito favorável para união das diversas iniciativas do Trinopolo, Hélice, MobiCaxias, INOVA-RS e tantas mais e isso é importante, pois quando as ações permanecem isoladas sempre serão menos efetivas do que juntas.

Temos que criar nosso ecossistema de inovação, consolidar a cultura da inovação ou continuaremos perdendo empresas, empregos e mão de obra para localidades onde o ambiente é mais acolhedor.

Temos na MAESA, por exemplo, um ambiente altamente propício à construção de ambiente associado à nova economia, mas temos investido isoladamente, com muito esforço, em locais menos apropriados, enquanto lá temos área verde, lago e estrutura horizontal propícia e adequada ao que precisamos.” Juremir avalia que alianças com o ICF e seu propósito “são um assunto que tem engajamento”.

Quanto ao CIDADÃO DIGITAL e ao processo de desburocratização em POA, Juremir entende que “Organizar os dados que são de atuação da prefeitura é muito importante”.

CLIQUE AQUI para baixar o arquivo completo.

Fonte: Adriana Schio

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR