07/02/2024

MOBILIZAÇÃO PELO TERMINAL RODOFERROVIÁRIO DE VACARIA

   Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, foi palco, nesta segunda-feira (05), de uma reunião com várias autoridades sobre o projeto do Terminal Rodoferroviário a construção do complexo logístico começou a ser discutida há oito anos e vem evoluindo nos últimos anos como um projeto estratégico da Mobilização Regional "Agenda eleições 2022".

   O presidente do Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione, também participou do encontro e auxílo na organização com a equipe de voluntários do Mobicaxias. De acordo com ele, a reunião trouxe novo fôlego para a discussão, até porque, o Terminal Rodoferroviário é considerado um importante equipamento de modal logístico para o Rio Grande do Sul. Segundo Rodrigo Postiglione, a entidade encara o projeto como um hub chave de distribuição que irá se somar ao aeroporto   Regional Da Serra  gaúcha (Vila Oliva) e o Porto Meridional do Litoral Norte (Arroio do Sal). Fato que vai permitir a melhora na malha ferroviária gaúcha e conferir mais competitividade ao Estado, ao permitir um melhor escoamento da produção.

   Ainda de acordo com Rodrigo Postiglione, o principal trabalho do MobiCaxias é mobilizar o poder público e a sociedade em torno de um interesse comum. Ele ainda esclarece que se trata de um movimento apartidário, ou seja, que tem por objetivo somente impulsionar a economia e  o desenvolvimento da região.

  O momento, porém, é propício para esta mobilização em prol da nossa infraestrutura regional. O presidente do MobiCaxias, gostou do encontro e entende que a presença de lideranças políticas como o vice-governador Gabriel Souza e o senador Luiz Carlos Heinze, além de diversos deputados e prefeitos, dá força ao movimento e ele ainda esclarece que se trata de movimento apartidário que visa impulsionar a economia e o desenvolvimento da região. Para ele, a vinda do diretor de Outorgas de Ferrovias do Ministério dos Transportes, Álvaro Neto, também é uma sinalização de boa vontade do Governo Federal em relação à ideia. Agora, a prioridade é elaborar um mapa de cargas, para comprovar à concessionária que há viabilidade financeira no negócio.

— Ela (a Rumo) continua não tendo interesse, mas nós continuamos fazendo nosso dever de casa, fazendo o mapa de cargas. Isso nós já havíamos trabalhado com a UCS, para um levantamento das cargas que irão para o porto do Litoral Norte, principalmente do frango, da maçã, da madeira e do metalmecânico agrícola. Antigamente, a Rumo achava que só teria carga de grãos, e por isso o mapa de cargas fará com que a gente contribua. O gerente de operações da Randon para a área ferroviária revelou que, somente para esta empresa, chegam diariamente 20 carretas com bobinas de aço. Então, esta consolidação de demanda agora é o nosso tema de casa — pontua Postiglione.

   Neste sentido, a reunião ainda contou com a participação de entidades como CICs Serra, FCDL, CDL Caxias, SIMPLAS,AMESNE,CISGA,COREDE SERRA,AMILINORTE, CIC SÃO MARCOS, BR 285, COREDE HORTENSIAS, TREM DOS PAMPAS E OUTRAS. Além disso, representantes de outros seis municípios gaúchos, inclusive, do Litoral Norte e da Serra Gaúcha.

Saiba mais:

Ouça ao áudio

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/alessandro-valim/noticia/2024/02/a-necessaria-pressao-pela-retomada-do-transporte-ferroviario-clsalt9mn002b016ezhzoelhk.html

https://microempa.com.br/microempa-participa-de-reuniao-sobre-terminal-rodoferroviario-em-vacaria/

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