15/04/2025

MORONGO DEFENDE LIBERDADE COMO BASE DA CRIATIVIDADE EM PALESTRA NA CIC CAXIAS

A Reunião-Almoço (RA) promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), nesta segunda-feira (14), contou com a presença inspiradora de Marco Aurélio Raymundo — o Morongo —, fundador da Mormaii. Em uma palestra marcada por reflexões sobre espiritualidade, evolução humana e modelos de gestão, Morongo compartilhou sua trajetória e os princípios que sustentam o sucesso da marca brasileira presente em mais de 85 países.

Sob o tema “Liberdade com responsabilidade: a filosofia por trás do sucesso da Mormaii”, o empresário defendeu que a liberdade é condição essencial para a criatividade e a evolução, tanto nas empresas quanto na vida pessoal. “Sem liberdade não existe criatividade, e sem criatividade não há evolução. Isso vale para o universo, para as empresas e para nós como seres humanos”, afirmou.

O fundador da Mormaii relatou que a cultura organizacional baseada em autonomia, confiança e responsabilidade foi o alicerce que permitiu à empresa crescer a partir de uma pequena vila de pescadores em Santa Catarina até alcançar relevância internacional. Segundo ele, oferecer liberdade aos colaboradores implica assumir riscos, mas é justamente nesses riscos que se encontram os maiores aprendizados.

Outro ponto destacado por Morongo foi o compromisso da Mormaii com a produção nacional. “Temos mais de 40 empresas licenciadas, e mais de 90% de tudo que é entregue no mercado tem origem brasileira. Poderia ter levado a produção para o Oriente, a metade do custo, mas optamos por manter aqui. Isso é patriotismo. Isso é acreditar no Brasil”, frisou.

Com atuação em mercados como Estados Unidos, Alemanha, França, Austrália, Reino Unido e Oriente Médio, a Mormaii se destaca especialmente pela exportação de óculos. No Brasil, a marca está presente em mais de 60 mil pontos de venda por meio de franquias e redes especializadas. A empresa também é patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e apoiará a delegação nacional nos Jogos Mundiais de Praia, em Bali, e nas seletivas sul-americanas em Santa Marta, na Colômbia.

Durante a palestra, Morongo também abordou temas contemporâneos como a era da inteligência artificial, a importância de uma visão holística e o papel transformador das empresas. “Empresas são feitas de pessoas. E só evolui quem está cercado de gente boa, com liberdade para criar e consciência para transformar”, finalizou.

NOVA DIRETORIA DA ARI SERRA GAÚCHA TOMOU POSSE DURANTE O EVENTO

A RA também foi marcada pela posse da nova diretoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Seccional Serra Gaúcha, para a gestão 2025–2027. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da ARI estadual, José Maria Rodrigues Nunes. Assumiram os cargos a relações públicas Lisete Oselame, como presidente da seccional, e a jornalista Adriana Silva, como vice-presidente.

Na abertura do evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, parabenizou a ARI Serra Gaúcha e ressaltou a importância da comunicação responsável, ancorada em fatos, para a construção de uma sociedade mais justa e informada. “Em um mundo onde a desinformação se espalha com rapidez, o trabalho dos comunicadores ganha ainda mais relevância”, declarou.

Celestino também aproveitou a ocasião para alertar sobre os efeitos da atual guerra comercial entre grandes potências sobre a economia local. “A economia de Caxias do Sul, com seu forte vínculo com o comércio internacional, precisa estar atenta. Precisamos de uma análise fria, sem alarmismos, e de diplomacia pragmática para compreender onde estão os riscos, mas também onde estão as oportunidades”, apontou. Segundo ele, o Brasil deve se posicionar com inteligência estratégica nos mercados de impacto global.

 

Saiba Mais:

CIC Caxias

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR