O Rio Grande do Sul se prepara para um avanço estratégico com a implantação do Porto Meridional, no município de Arroio do Sal. Mais do que uma nova estrutura logística, o projeto tem o potencial de reposicionar o Estado tanto no mercado nacional quanto internacional, corrigindo desequilíbrios históricos no setor portuário gaúcho.
Com 17 metros de profundidade e capacidade para receber embarcações de até 399 metros, o terminal será um dos mais modernos do país. A previsão é de movimentar 53 milhões de toneladas por ano, o que pode reduzir em até 30% os custos logísticos dos exportadores, que hoje dependem do Porto de Rio Grande ou de estruturas portuárias em outros estados.
Enquanto Santa Catarina opera com sete portos e possui mais três em construção, o Rio Grande do Sul conta com apenas um superporto, o que compromete a competitividade das empresas locais. O Porto Meridional surge, assim, como uma resposta concreta a essa defasagem.
Além da eficiência logística, o empreendimento abre caminho para um novo ciclo de desenvolvimento no Litoral Norte. Estão previstas a criação de empregos, qualificação de mão de obra e oportunidades especialmente voltadas à juventude da região, contribuindo para a permanência das famílias no território.
A sustentabilidade também é prioridade. O projeto segue os trâmites no Ibama, com respeito às normas ambientais e a realização dos devidos estudos de impacto. O desenvolvimento planejado garante segurança jurídica e viabilidade econômica.
Para o deputado estadual Issur Koch, o Porto Meridional é símbolo de transformação. Com ele, o Estado avança em competitividade e começa a construir um futuro mais próspero e conectado às grandes cadeias logísticas globais.