Na manhã desta segunda-feira (05), o Prefeito Adiló Didomenico e o Vice-Prefeito Edson Néspolo reuniram-se com os secretários municipais, em encontro que já se tornou tradição. Desta vez, a reunião contou também com a presença de vereadores da base aliada.
Durante o encontro, foi discutida a criação de um grupo denominado Caravana da Saúde, com o objetivo de ir a Brasília em busca de recursos para a área da saúde. A comitiva deverá incluir representantes do Executivo, do Legislativo e de entidades assistenciais do município.
O prefeito destacou a urgência da missão. “O secretário Geraldo e o Mauro Pereira vão entrar em contato com a deputada Denise para tentar agendar uma audiência com o Ministro da Saúde, se possível ainda esta semana, no mais tardar na próxima. Precisamos com urgência atualizar o teto MAC e garantir o repasse de verbas para a abertura de novos leitos, especialmente com a disponibilidade agora do Hospital Saúde”, enfatizou Adiló.
Ele lembrou ainda que o município já tentou firmar parcerias com o Hospital Saúde em duas ocasiões: durante a pandemia, para aquisição de leitos, e após o fechamento da maternidade do Hospital Pompéia. “Não temos condições de construir um novo hospital, mas com a oferta do Saúde, podemos assumir 270 leitos via SUS, com apoio dos governos estadual e federal. Isso praticamente resolve o déficit de leitos em Caxias”, afirmou.
Outro tema abordado foi a mobilização do sindicato das escolinhas de gestão compartilhada, que atinge cerca de 5 mil famílias. Adiló e Néspolo comentaram sobre o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação, marcado para o dia 25 de junho, em São Paulo. O processo já atraiu o interesse de diversas empresas.
“Serão 31 novas escolas infantis, o que vai acabar também com a indústria da compra de vagas”, destacou o prefeito. Ele reforçou ainda que sempre houve diálogo com o sindicato Senalba, inclusive desde a gestão anterior.