21/12/2022

PRESIDENTE DO MOBICAXIAS AVALIA 2022 COMO POSITIVO

O presidente do movimento Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), Rodrigo Postiglione, avaliou o ano como produtivo e proveitoso, durante entrevista concedida à Rádio Caxias na segunda-feira (19). A 12 dias do encerramento de 2022, o dirigente destacou as ações encaminhadas pelo grupo que está ajudando a planejar o desenvolvimento de Caxias do Sul.

Em 2022 foram criadas duas novas câmaras temáticas, de Educação e Planejamento Territorial, com o objetivo de disseminar informações para toda a sociedade. Os primeiros trabalhos envolveram os ensinos fundamental, médio e técnico-profissionalizante, bem como o superior. A questão de mais vagas infantis também foi abordada por Postiglione. Sobre urbanidade, alguns projetos estruturantes foram propostos, como o que envolve o Plano Diretor, que tem conteúdo amplo. Nesse sentido, talvez reduzir a revisão para cada cinco anos, e não 10 anos como atualmente ocorre, seria uma alternativa tendo em vista que Caxias do Sul tem quase 600 mil habitantes.

O Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob), estudo que objetiva integrar o planejamento urbano, do transporte, do trânsito e da mobilidade, observando os princípios da inclusão social e da sustentabilidade ambiental, foi outro assunto tratado pelo presidente do MobiCaxias. Especificamente sobre o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, a ser construído no distrito de Vila Oliva, Rodrigo Postiglione adiantou que o projeto executivo é de responsabilidade da empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, de Santa Catarina. O prazo para apresentar o documento é 31 de dezembro, porém, isso deverá ocorrer entre janeiro ou fevereiro.

O presidente do MobiCaxias lembrou que a verba de R$ 200 milhões está reservada junto à Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Um pedido de incremento de verbas, devido à inflação registrada desde a pandemia, foi encaminhado em Brasília. Postiglione espera que o empreendimento continue no radar do Governo Federal.

Sobre as concessões rodoviárias, a entidade aguarda o Palácio Piratini assinar o contrato com o consórcio Integrasul, responsável pelo bloco 3 que compreende estradas na Serra e no Vale do Caí. O grupo fez o depósito inicial conforme prevê o edital, sendo que a expectativa é de que assuma as rodovias a partir da primeira semana de janeiro.

CONFIRA  AQUI ENTREVISTA NA INTEGRA PELA RÁDIO CAXIAS :

https://radiocaxias.com.br/portal/noticias/presidente-do-mobicaxias-avalia-2022-como-produtivo-devido-a-evolucao-de-projetos-estruturantes-144588

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR