15/01/2024

PRODUÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS CONSOLIDA-SE EM CAXIAS DO SUL

DA SÉRIE "E É SÓ NOTÍCIA BOA"  :  MOBICAXIAS DESTACA A VANGUARDA DA NOSSA REGIÃO DA SERRA NA CADEIA PRODUTIVA DA MOBILIDADE ELÉTRICA,  EM  MATÉRIA NA IMPRENSA LOCAL : 

 O mercado da mobilidade elétrica é uma realidade. Esse é o veredicto de especialistas e profissionais que atuam no setor. Em Caxias do Sul, o panorama não é diferente. Empresas tradicionais, como Randon, Marcopolo e Agrale possuem projetos próprios de eletrificados. Ao mesmo tempo, surgem negócios novos e inovadores, como a Arrow Mobility e uma das primeiras vans elétricas nacionais, a Arrow One. No fim de 2023, outro empreendimento foi anunciado no município: a paulista Lecar iniciou a montagem do protótipo de mais um original brasileiro, o Lecar Model 459. Estes negócios, consequentemente, auxiliam a movimentar ainda mais a já bem desenvolvida indústria caxiense. 

   O vice-presidente de relações institucionais do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias (Simecs) e Coordenador do Mobicaxias, Rubens Bisi, destaca que o município está desenvolvendo um hub (concentrador) de mobilidade elétrica. Além da produção de semirreboques, ônibus e vans, ainda há fabricação, por exemplo, de bicicletas e patinetes elétricos. Na avaliação da entidade, é raro encontrar um segmento forte em um único lugar, como ocorre em Caxias. 

   — Quando vem uma fábrica de automóveis, que usa equipamentos, mão de obra e sistemas produtivos modernos, nós vamos qualificar nossa região. Virão outros fornecedores. Ou seja, como foi feito lá em Gravataí. Gravataí veio a GM, mas ao redor da GM tem uma série de outras empresas de fornecedores. E com isso desenvolve toda o ecossistema da região — exemplifica Bisi. 

   Dentro deste ecossistema estão projetos consolidados, como a linha Hybrid R da Randon, com semirreboques e caminhões elétricos, que recentemente tiveram unidades vendidas a uma mineradora chilena. Ou com a Marcopolo, que segue a produção de ônibus elétricos, que recebeu até um investimento de R$ 50 milhões para produção na fábrica de São Mateus, no Espírito Santo. Outro exemplo bem-sucedido é a da parceria da Agrale e da Fábrica Nacional de Mobilidades (FNM), que ainda em 2021 produziram o primeiro caminhão elétrico do Brasil, o modelo 833. 

   Os projetos podem auxiliar não só o aumento de receita das empresas, mas também a qualificação. Além disso, por conta deste ecossistema caxiense, o vice-presidente diz que a entidade busca junto aos governos estadual e federal formas de incentivar novos investimentos.

   Uma equipe com experiência na área automotiva começou em Caxias do Sul um projeto único que promete mudar um segmento que só cresce no país: o do varejo online. Em 2022, a Arrow Mobility lançou a van Arrow One, que é 100% elétrica e produzida na cidade. Além da sustentabilidade, o veículo inova ao acabar com “dores” encontradas no trabalho de entregadores, cada vez mais requisitados por conta das compras pela internet. O sócio-fundador e head (responsável) de engenharia, Jocelei André Salvador, lembra que 7,3 milhões de brasileiros tiveram que comprar da web pela primeira vez na pandemia, o que fortaleceu a ideia.

   — Fomos para campo e entendemos todas as necessidades que o nosso veículo deveria suprir para não ser simplesmente um veículo elétrico. Então, ele é também um veículo elétrico e é uma ferramenta de eficiência elétrico e com design que chame atenção — descreve Salvador. 

A eficiência já é comprovada em campo: são quase 300% a mais de entregas com a Arrow One. Grandes redes de varejo online adquiriram o veículo e viram a média diária de entregas subir. Em uma delas, a média era de cerca de 150 e saltou para 400. Por enquanto, os veículos rodam em São Paulo (SP). 

Além da economia, tecnologia e conforto do elétrico, que é silencioso ao andar — como a reportagem pôde conferir —, a inovação está na organização do espaço interno da van. 

Pensada para o entregador, há duas opções de organização interna que facilita o carregamento das mercadorias e o conceito walk-in-van — o motorista acessa o compartimento interno sem deixar o veículo. Como explicam Salvador, o designer industrial João Melo e o mentor de projetos Roberto Poloni, a Arrow One traz assim economia de tempo para colocar a carga, segurança ao motorista e agilidade na entrega, já que é possível organizar os pacotes nas estruturas — o que geralmente é difícil em outro veículo. 

— Como missão da área de logística, é o uso racional e aproveitamento racional do tempo e do espaço — define Poloni. 

Saiba mais:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/economia/noticia/2024/01/setor-de-veiculos-eletricos-movimenta-a-industria-de-caxias-do-sul-clr8es4dw004f015ah38ikns0.html

Eletric Move 2024

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