Durante entrevista à Rádio Gaúcha Serra nesta terça-feira (13), o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro, informou que o projeto do viaduto planejado para o entroncamento da BR-116 com a Perimetral Norte, em Caxias do Sul, deverá passar por readequações técnicas. A proposta da prefeitura, com pistas de 3,30 metros, não atende ao padrão federal, que exige largura mínima de 3,50 metros. A limitação estrutural do modelo estaiado dificulta o alargamento, e técnicos avaliam a viabilidade da alteração.
Além disso, Hiratan atualizou o andamento de obras em rodovias da Serra afetadas pelas chuvas. Na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, continuam os trabalhos de recuperação e obras de contenção. Também foi mencionada a necessidade de uma nova ponte sobre o Rio das Antas, diante das limitações da atual Ponte dos Arcos, considerada defasada para o tráfego moderno.
Na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, as obras emergenciais relativas às chuvas de 2023 já foram em grande parte concluídas. Porém, ainda há pendência no km 178, onde uma estrutura de contenção cedeu após as enchentes. O Dnit espera finalizar o projeto técnico nos próximos meses e iniciar as obras no segundo semestre de 2025. Segundo Hiratan, a escassez de técnicos e projetistas tem dificultado os avanços.