Mobicaxias

Notícias

COM PRESENÇA DO GOVERNADOR, CAXIAS INICIA ANO LETIVO E AVANÇA NA EDUCAÇÃO

Governador Eduardo Leite entregou parte das obras do Cristóvão de Mendoza e abriu o ano letivo de 2026. Investimento de R$ 30 milhões reforça a infraestrutura educacional e projeta novos avanços para a educação pública em Caxias do Sul.

19/02/2026 às 00:00

E É SÓ NOTÍCIA BOA!

O governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza e das secretárias estaduais de Obras Públicas e da Educação, esteve em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (19) para a abertura oficial do ano letivo de 2026 no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. A agenda também marcou a entrega de parte das obras de revitalização da escola, que passa pela maior reforma de sua história, em quase 96 anos de atuação.

Durante o ato, o governo do Estado entregou oficialmente espaços já concluídos, como o auditório, o ginásio e o bloco A da instituição. A diretora do Instituto, Angela Maria Moraes Borges, destacou a importância das melhorias para a comunidade escolar e para a valorização do ensino público estadual, ressaltando que a nova estrutura representa um momento de esperança, com melhores condições de aprendizagem e acolhimento aos estudantes.

Após os pronunciamentos, o governador e a comitiva realizaram visita técnica às dependências da escola, conhecendo os espaços revitalizados e acompanhando o andamento das demais intervenções. As obras estão em execução há cerca de dois anos e totalizam investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. A previsão é de que a reforma completa seja concluída até setembro de 2026, com a finalização dos blocos B e C.

O prefeito Adiló Didomenico também participou da cerimônia e relembrou o período em que foi aluno da instituição, destacando a transformação estrutural e o fortalecimento do Cristóvão de Mendoza como referência no ensino público. Os estudantes acompanharam o evento no auditório, reaberto após 13 anos interditado. Com mais de 800 poltronas, o espaço voltou a receber a comunidade escolar pela primeira vez desde 2013, retomando seu protagonismo como o maior auditório de Caxias do Sul.

A agenda integra uma série de visitas do governo do Estado a escolas gaúchas, marcando o início do ano letivo de 2026 e apresentando os investimentos realizados na rede estadual de ensino.

Para o MobiCaxias, investimentos estruturantes em educação e na qualificação dos espaços de aprendizagem reforçam a importância de planejar o futuro com visão estratégica e cooperação entre Estado, município e sociedade. Iniciativas como a revitalização do Cristóvão de Mendoza dialogam diretamente com a construção da Caxias 2040 — a cidade que queremos no futuro — onde educação de qualidade, infraestrutura moderna e desenvolvimento humano caminham juntos.


Saiba Mais:

Rádio Caxias

Galeria de Fotos