Mobicaxias

Notícias

INDÚSTRIAS GAÚCHAS SENTEM OS IMPACTOS DAS TARIFAS DOS EUA E AVALIAM DEMISSÕES E TRANSFERÊNCIA DE PRODUÇÃO

Indústrias gaúchas avaliam demissões e transferências após tarifas dos EUA. Retaliações brasileiras e impactos em setores como aço e tabaco são discutidos. Entrevistas completas estão disponíveis no site da GZH.

05/08/2025 às 00:00

As novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, em especial o aço, já provocam reações contundentes na indústria gaúcha. Fábricas atingidas pela medida avaliam demissões e até a transferência de parte da produção para outros países, conforme revelou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ubiratã Rezler, uma das nossas entidades mantenedoras.

Mesmo setores com forte tradição exportadora, como o de tabaco, não escaparam do impacto. Valmor Thesing, presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), destacou as dificuldades que surgem para o segmento e a preocupação com a competitividade no mercado internacional.

Em resposta às sanções comerciais, o Brasil estuda medidas de retaliação. A suspensão de acordos de propriedade intelectual com os norte-americanos está em análise, segundo apuração da jornalista Isadora Terra.

Outros temas relevantes também foram abordados em entrevista concedida ao portal GZH. Entre eles, a instalação de uma nova linha de produção industrial dentro de um presídio na Região Metropolitana, detalhada pelo secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobon.

A matéria ainda traz atualizações sobre o novo prazo de conclusão das obras do Quadrilátero Central de Porto Alegre, com informações do secretário de Obras e Infraestrutura da capital, André Flores.

🔗 Para ouvir as entrevistas completas e acessar todos os detalhes, acesse a matéria no site da GZH: Demissões, transferência de produção, retaliações e outros reflexos no RS da taxa de Trump, no Acerto de Contas