Mobicaxias

Notícias

MÁRCIA COSTA DESTACA A FORÇA DO COMÉRCIO E A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO REGIONAL PARA O FUTURO DA SERRA

Presidente do Sindilojas Caxias e empresária da Drops de Menta, Márcia Costa destaca a importância da união de lideranças e entidades para construir uma Serra Gaúcha mais competitiva e preparada para o futuro.

03/09/2026 às 10:44

E É SÓ NOTÍCIA BOA!

A construção de uma Serra Gaúcha mais forte e competitiva passa pela união de diferentes setores da sociedade. Nesse contexto, a MobiCaxias destaca a participação de Márcia Costa, presidente do Sindilojas Caxias e empresária da Drops de Menta, no debate sobre os caminhos para o desenvolvimento regional.

Márcia assumiu a presidência do Sindilojas Caxias em abril de 2026, para um mandato que se estende até março de 2030. A entidade representa o comércio varejista de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.

Com mais de 40 anos de atuação no comércio, Márcia é fundadora e diretora da Drops de Menta, marca criada em Caxias do Sul, em 1996, e que atua nos segmentos de vestuário, calçados e acessórios. Formada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), também possui trajetória de participação em entidades empresariais.

A VISÃO DO COMÉRCIO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A participação de Márcia Costa na Agenda Eleições 2026 – Mobilização Regional reforça a presença do comércio nas discussões sobre as prioridades para o futuro da Serra Gaúcha.

Durante o encontro realizado em Farroupilha, a presidente do Sindilojas Caxias contribuiu para o debate sobre temas como qualificação profissional, competitividade e responsabilidade, destacando também os desafios enfrentados pelo comércio diante da concorrência das grandes plataformas internacionais e a necessidade de maior isonomia competitiva.

Para a MobiCaxias, a contribuição de lideranças empresariais como Márcia Costa fortalece uma construção coletiva que busca transformar demandas da região em propostas concretas, aproximando setor produtivo, entidades, poder público e sociedade.

A presença do comércio nesse debate também evidencia a importância de fortalecer as condições para empreender, gerar empregos e movimentar a economia regional.

A MobiCaxias reconhece a contribuição de Márcia Costa e do Sindilojas Caxias para essa construção e reforça seu compromisso com o diálogo e com uma agenda de desenvolvimento capaz de preparar a Serra Gaúcha para os desafios e oportunidades do futuro.

CONFIRA O DEPOIMENTO E OS MATERIAIS DO EVENTO

🎬 CONFIRA O VÍDEO DA ENTREVISTA COM MÁRCIA COSTA

Na entrevista, Márcia Costa compartilha sua visão sobre o comércio, os desafios do setor e a importância da união entre lideranças e entidades para o desenvolvimento da Serra Gaúcha. Confira o vídeo e acompanhe seu depoimento.

▶️ ASSISTA A ENTREVISTA DE MÁRCIA COSTA


📘 BAIXE A AGENDA ELEIÇÕES 2026

A Agenda Eleições 2026 – Mobilização Regional está disponível para consulta e download.

O documento reúne as prioridades estratégicas da Serra Gaúcha e foi elaborado a partir da participação de entidades, especialistas, gestores públicos, acadêmicos e lideranças do setor produtivo.

📥 LEIA A AGENDA ELEIÇÕES 2026

📥 CONFIRA OS INFOGRÁFICOS USADOS PARA AS INFORMAÇÕES DA AGENDA


📊 CONFIRA AS APRESENTAÇÕES DO EVENTO

Também estão disponíveis as apresentações utilizadas durante o Jantar Mobilização Regional.

Os materiais permitem aprofundar os temas discutidos no encontro e conhecer os dados, propostas e informações que fundamentam a construção da Agenda Eleições 2026.

📑 ACESSE AS APRESENTAÇÕES


RECONHECIMENTO A QUEM AJUDA A CONSTRUIR A SERRA QUE QUEREMOS

O reconhecimento simboliza a importância das pessoas e instituições que acreditam na mobilização, no diálogo e na construção conjunta de soluções. A Serra que queremos está sendo construída — e parceiros de longa data, como Paulo Scopel, ajudam a transformar planejamento, propostas e compromissos em caminhos concretos para o futuro da nossa região.

UMA AGENDA CONSTRUÍDA PARA A SERRA

A Agenda Eleições 2026 nasce de uma construção coletiva e tem como objetivo contribuir para que as prioridades da Serra Gaúcha estejam presentes no debate eleitoral e nas decisões dos futuros representantes.

Durante o jantar, os candidatos presentes receberam oficialmente o documento e foram convidados a assumir compromisso com as demandas apresentadas.

A proposta é que a Agenda não termine com a realização do evento. Ao contrário: ela representa o início de uma nova etapa de mobilização, acompanhamento e cobrança, fortalecendo a participação da sociedade na construção do futuro regional.

MOBILIZAÇÃO QUE CONTINUA

O Jantar Mobilização Regional foi um momento de encontro, mas principalmente de convergência.

MobiCaxias, AMESNE, Bento+20, CICS Serra e CISGA reafirmam, por meio da Agenda Eleições 2026, a importância de uma Serra Gaúcha integrada, competitiva e preparada para os desafios dos próximos anos.

Agora, o convite é para que todos conheçam, compartilhem e acompanhem a Agenda Eleições 2026.

A SERRA GAÚCHA QUE QUEREMOS NO FUTURO COMEÇA COM A MOBILIZAÇÃO DE HOJE.

Galeria de Fotos