MOBICAXIAS E CONSULADO CANADENSE DE SÃO PAULO DEBATEM OPORTUNIDADES EM CLEANTECH E PARCERIAS B2B
O MobiCaxias realizou um meeting com Mônica Fortino, do Consulado Canadense em São Paulo, e Gustavo, da Microempa, para discutir um programa B2B virtual focado em CleanTech.
E É SÓ NOTÍCIA BOA!
O MobiCaxias realizou um importante encontro virtual para discutir a articulação de parcerias e a atração de investimentos, contando com a presença de lideranças da comunidade caxiense e representantes do Consulado Geral do Canadá em São Paulo.
O meeting contou com a participação de Mônica Fortino, Delegada de CleanTech (Tecnologias Limpas), e Gustavo Frohlich, facilitador da iniciativa e Diretor de Comércio Internacional da Microempa.
O Presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, destacou que a organização busca contribuir para os objetivos estratégicos de atração e retenção de investimentos, e o foco da mobilização atual é a infraestrutura.
Oportunidade em CleanTech e Transição Energética
A reunião teve como foco principal um programa B2B virtual (missão B2B virtual) que está sendo facilitado pelo consulado e pela Low Carbon Network Brasil. Este programa foi desenhado para empresas canadenses, muitas das quais planejam ou têm interesse em vir ao Brasil para a COP 30, focando no contexto de transição energética e implementação de soluções para o Acordo de Paris.
Mônica Fortino, explicou que seu foco é ajudar empresas canadenses a exportar ou a entrar no mercado brasileiro. Ela enfatizou que a ideia é criar parcerias e estabelecer uma presença local no Brasil, e não apenas vender produtos.
Gustavo Frohlich reforçou que, até o momento, a delegação virtual conta com oito empresas da província de Quebec e duas empresas de Ontário e Alberta, e o processo de engajamento canadense continua até o início de dezembro. As modalidades de negócio que podem surgir incluem exportação, importação, ou parcerias comerciais e institucionais.
Fortalecimento das Relações Brasil-Canadá
O encontro também abordou o cenário geopolítico, onde a taxação por parte dos Estados Unidos tem servido para promover e aproximar as relações entre Brasil e Canadá. Mônica mencionou que o ministro canadense de comércio internacional esteve no Brasil no mês passado, anunciando a retomada das negociações para um acordo de livre comércio com o Brasil. Essa convergência serve para incentivar a diversificação dos mercados de exportação de ambos os países.
Fabiano Vergani, coordenador da Câmara de Atração e Retenção de Investimentos (Catrina), sublinhou o desejo do MobiCaxias de construir uma relação de duas vias, tanto trazendo produtos do Canadá quanto levando produtos brasileiros. Ele destacou que o objetivo não é apenas ser usuário, mas colaborar e ser protagonista, e que as empresas locais têm condições de promover joint ventures para "tropicalizar" os produtos canadenses ao mercado brasileiro.
O presidente Postiglione lembrou que Caxias do Sul é o segundo polo metal mecânico e de desenvolvimento de plástico do país, o que a torna um eixo produtivo estratégico para discussões sobre low carbon.
Próximos Passos e Articulação de Eventos
Em relação aos próximos passos, o MobiCaxias se comprometeu a ser um difusor das informações e do catálogo de empresas canadenses entre seus milhares de associados e parceiros, como Microempa (4.000 associados) e SIMECS (5.000 associados).
Foi sugerido que a parceria se articule com eventos importantes da região:
1. Mercopar: Aproveitar a proximidade do evento para divulgação das informações aos parceiros.
2. Electric Movie: Evento promovido pelo SIMECS, ocorrendo em novembro.
3. Festa Nacional da Uva (Fevereiro): Proposta de organizar uma agenda de negócios presencial com as lideranças canadenses, aproveitando o momento em que o turismo nacional se reúne em Caxias do Sul.
Gustavo propôs, ainda, a realização de uma Sessão de Pitch Coletivo de 2 a 3 horas, online, a ser realizada na terceira ou quarta semana de outubro, após a Mercopar. Este evento permitiria que as empresas canadenses fizessem uma exposição direta aos empresários e entidades de Caxias, intensificando a relação antes dos encontros B2B individuais.
Todos foram solicitados a compartilhar seus contatos para que as informações sobre o programa sejam repassadas, dando vida longa à parceria.
SAIBA MAIS
Programa virtual B2B Canadá e Brasil
Galeria de Fotos