TELEFÉRICO PROMETE IMPULSIONAR TURISMO E ECONOMIA EM CAXIAS DO SUL
O projeto do teleférico entre o Parque da Festa da Uva e a Casa de Pedra avança em Caxias do Sul, atraindo investidores. O chamamento público será lançado em breve, e o empreendimento promete impulsionar turismo, economia e novas parcerias na cidade.
E É SÓ NOTÍCIA BOA!
O projeto de implantação de um teleférico ligando o Parque de Eventos da Festa da Uva à Casa de Pedra em Caxias do Sul segue avançando e desperta interesse de investidores, mesmo antes do lançamento do chamamento público. Inicialmente, um consórcio responsável pelos bondinhos de Medellín, na Colômbia, e do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, visitou a cidade para formalizar interesse em desenvolver o transporte. Na última semana, um grupo empresarial do Rio de Janeiro também demonstrou interesse em participar do projeto.
Para que as propostas sejam oficialmente apresentadas, será necessário o chamamento público, que está em fase final de elaboração pela Festa da Uva Turismo e Empreendimentos S/A, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas. A proposta prevê que o teleférico ligue o Monumento Jesus Terceiro Milênio a uma área de aproximadamente 4 mil m² próxima à Casa de Pedra, desapropriada pelo Executivo em julho.
A operação envolve terrenos sob diferentes regimes jurídicos — pertencentes à Prefeitura e à Festa da Uva — e por isso há estudo de alternativas legais. Uma delas consiste na Prefeitura ceder o terreno em desapropriação à Festa da Uva, que conduziria o processo completo. Outra opção seria obter autorização do Conselho da Festa da Uva para uso do terreno do Jesus Terceiro Milênio, permitindo que o Executivo realize o chamamento público e a futura concessão.
O presidente da Festa da Uva S/A, Milton Corlatti, destacou a importância do interesse prévio de empresas para confirmar a viabilidade do projeto e ressaltou que as questões burocráticas devem ser superadas nos próximos meses. Segundo ele, o teleférico é uma grande oportunidade para a cidade, potencializando o turismo e a economia local.
Ainda no setor de parcerias, em setembro a Festa da Uva informou que a Administradora Mendes Ltda, ligada à Atlântica Hospitality International, foi habilitada para construir um hotel cinco estrelas próximo ao Parque de Eventos.
O MobiCaxias acompanha com entusiasmo o avanço do projeto, reafirmando seu compromisso em apoiar iniciativas que impulsionem o turismo e o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul.
SAIBA MAIS:
GZH
Rádio Caxias
REDES SOCIAIS DO MOBICAXIAS:
Instagram
Twitter
LinkedIn
Facebook
Galeria de Fotos